Planej. Estratégico

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Pós-Graduação - Carga Horária 40 Horas

Competências:
Decidir sobre as condições competitivas das empresas, considerando as variáveis micro e macroambientais, bem como os recursos e aplicações desses em relação ao mercado e às oportunidades de crescimento para as empresas junto a seus públicos.
Reconhecer e aplicar o planejamento para o crescimento das empresas, considerando as variáveis controláveis e incontroláveis de mercado e, a partir do diagnóstico realizado, interferir no crescimento planejado e duradouro dos negócios das empresas.

Habilidades:
Observar as condições e oportunidades de mercado, alinhando-as aos objetivos e interesses das empresas e aos recursos disponíveis.
Gerenciar cada etapa dos planos e programas, a partir de um cronograma de ações visando otimizar os recursos e investindo nas oportunidades detectadas pelas empresas, sem se descuidar das ameaças e investidas da concorrência.

Bases Tecnológicas:
  • Variáveis Controláveis e Variáveis Incontroláveis;
  • Análises Micro e Macroambientais;
  • Tipos de Planejamento;
  • Ferramentas de Informação e Comunicação;
  • Programas de Marketing;
  • Ferramentas de Feedback e Controles.

Bibliografia Básica:
CAMPOMAR, Marcos Cortez; IKEDA, Ana Akemi. O planejamento de marketing e a confecção de planos: dos conceitos a um novo modelo. São Paulo: Saraiva, 2009.
COLEÇÃO HBR. Planejamento de marketing. Série compacta. Rio de Janeiro: Campus Elsevier, 2008.
DA ROCHA, Ângela; CHRISTENSEN, Carl. Marketing. Planejamento de marketing. 2. ed., 6º reimp. São Paulo. Atlas, 2008.
DE OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia, práticas. 26ª ed. São Paulo: Atlas, 2009.
FISCHAMANN, Adalberto A.; DE ALMEIDA, Martinho; ISNARDE, Ribeiro. Planejamento estratégico na prática. 2ª ed., 18ª reimp. São Paulo: Atlas, 2009.

Bibliografia Complementar:
GRACIOSO, Francisco. Marketing estratégico: planejamento estratégico orientado para o mercado. 6ª ed., 2ª reimp. São Paulo: Atlas, 2009.
NEVES, Marcos Fava. Planejamento e gestão estratégica de marketing. 5ª reimp., São Paulo: Atlas, 2009.
SYMNETICS, Consultoria. Gestão da estratégia. Rio de Janeiro: Campus Elsevier, 2008.
LAS CASAS, Alexandre Luzzi; GARCIA, Maria Tereza (Org.). Informação em marketing: utilização da tecnologia da informação como diferencial em estratégias de marketing. São Paulo: Novatec Editora, 2007. 333p.:il.; 23 cm. ISBN 9788575221334. (11 Ponte Rasa)
LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Marketing de varejo. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2000. 366p.:il.;24 cm. ISBN 8422424039. (11 Ponte Rasa)
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. Tradução de Mônica Rosenberg. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006. 750p. (6 Vila Formosa) 
REVISTA Harvard Business Review. São Paulo: RFM Editores.
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Dicionario de Marketing portaldomarketing.com.br
FCS - Fatores Críticos de Sucesso é uma ferramenta que permite identificar os fatores determinantes para o sucesso de uma organização. Esses fatores são classificados na análise de SWOT em inglês (Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats), ou popularmente conhecida como FOFA (Fraquezas - pontos fracos; Oportunidades, Forças - pontos fortes e Ameaças).



Quando duas ou mais organizações disputam entre si, já sabem que vão ter que oferecer qualidade e diferenciais para sobreviver no mercado que cada vez está mais competitivo. Algumas empresas investem em formas diferenciadas de pagamentos, outras em serviços únicos, enfim, os artifícios são inúmeros, mas o objetivo é o mesmo: atrair e fidelizar o consumidor.
Porque acontece:
-Excesso de oferta
-Consumidor consciente das conseqüências de suas decisões de compra
-Informação rápida
-Concorrência ampliada devido a globalização e internet
Como fazer para se diferenciar?
Conhecer o negócio e o clienteinteragir, conhecer as necessidades
-Ter boa comunicaçãosaber ouvir, saber fazer boas perguntas como, por exemplo, uma situação vivenciada pelo cliente.
-Conhecer sua empresa – a oferta de seus produtos e serviços, conhecer o que nosso produto ou serviço é capaz de fazer pelo cliente para ajudá-lo a resolver um determinado problema ou aproveitar uma determinada oportunidade. 
Ter habilidades e comportamentos corretos – a habilidade esta ligado ao conceito de saber fazer. O comportamento é por em prática a habilidade. Ter comportamento pró-ativo de buscar novos clientes.
-Inovação – oferecer sempre algo novo e de valor, atrelando a tecnologia, gestão de pessoas e negócio. Ter um trabalho em equipe e um olhar crítico em concorrentes e novidades.
Trabalhe a venda de valor para competir no mercado e aumente sua lucratividade e sua venda. Competir em valor é uma decisão que faz toda a diferença no crescimento da sua empresa.
Sempre pergunte-se: O que é valor pro meu cliente?


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