Como transformar a sua empresa em franquia
10 erros básicos do marketing para pequenas e médias empresas
10 erros básicos do marketing para pequenas e médias empresas
19/08/2015 em http://www.ideiademarketing.com.br
1 – Não saber o que é Marketing: Marketing é uma ferramenta de gestão que auxilia todas as ações de comunicação da empresa com o público alvo (basicamente falando). Não entender o que é Marketing faz da empresa desconhecedora da forma de ‘falar’ com seu público.
2 – Não fazer ideia de quem seja seu público alvo: Público alvo é o cliente da empresa, é quem consome o produto ou serviço. E para um marketing eficiente é preciso que a empresa conheça seu público e saiba descrevê-lo (idade, classe, preferências de compra, etc); isso aproxima a empresa do cliente e cria fidelidade.
3- Não investir nos colaboradores: O funcionário de uma empresa é uma das ferramentas essenciais para o bom funcionamento de todos os setores, investir no colaborador é investir no próprio negócio. Com isso cumpre-se aquela frase repetida, porém correta: ‘funcionário satisfeito, trabalho perfeito’.
4 – Falar somente do produto/serviço: Falar somente do produto é esquecer de resolver o problema do cliente, pois todo consumidor entra em uma empresa buscando solução de um problema (sejam necessidades básicas, existenciais ou para saciar uma vaidade). É preciso trabalhar a equipe para oferecer o produto ou serviço como uma solução.
5 – Não saber sua posição no mercado atuante: É preciso que a empresa conheça seu concorrente, saiba sua forma de ação e abordagem, para que assim possa fortalecer seus pontos altos. É preciso conhecer também seus limites (com relação a oferta de produtos e fornecedores), e saber sua aceitação no mercado. Tudo isso aproxima a empresa de seu público.
6 – Achar que qualquer publicidade deve surtir efeito imediato: A falta de conhecimento de marketing faz com que empresários invistam em qualquer tipo de mídia sem saber se é a correta atração para seu público. Por isso uma análise de Marketing é tão importante, pois ela estuda também a mídia correta para propagação de cada ramo, seguindo estatísticas, inclusive os dados do público alvo.
7 – Deixar de fazer publicidade: Por esperar efeito imediato (item anterior) acabam acreditando que propaganda não faz efeito, não ajuda nas vendas e não divulga os produtos, mas a verdade é que a falta de divulgação apaga a empresa diante o mercado em que atua. Quem não é visto, não é lembrado.
8 – Não traçar objetivos: Se o objetivo da sua empresa é somente ganhar dinheiro, coloque isso em um cartaz e cole na parede. Mas se além desse ou acima desse objetivo existam valores, missão e visão faça um quadro deles e apresente para seus colaboradores. Criar essa ligação entre a empresa e o colaborador apresentando a eles onde a empresa almeja chegar, criar objetivos que tracem metas possíveis de serem atingidas faz com que a empresa se organize e mantenha o foco. Empresa com objetivos traz aliados e não somente consumidores.
9 – Não medir resultados: Saber como está a evolução de seu caixa é fácil, mas o que é necessário é medir a evolução de seu negócio como um todo, saber como está o atendimento, onde deve investir e onde deve reduzir custos. Saber e mensurar resultados agrega valores a política da empresa e dá base para novos passos.
10 – Achar que o Marketing não é necessário: mesmo com tantas evidências de que um bom setor de marketing ou inserção de bases de Marketing, suas análises e suas ações são necessárias, algumas empresas abrem mão deste investimento pois acreditam que o produto se vende sozinho, ou que o cliente não deixará a empresa de forma alguma. Mas o Marketing se torna necessário exatamente neste ponto, conhecer o mercado, definir o público, inserir e valorizar o colaborador, traçar objetivos e medir resultados, leva uma empresa a frente de outras que deixam de priorizar qualquer um desses pontos. Pequenas e médias empresas com um pouco de criatividade, profissionalismo e equipe disposta a vestir a camisa, podem ter uma história de marketing completamente notável a ponto de não ter que pensar somente no lucro. Mas sim, priorizar o cliente e destacar-se no mercado com boas e eficazes ações.
6 dicas de marketing
para pequenas empresas
Invista na marca e no atendimento para aumentar
as vendas e o lucro do seu negócio
http://exame.abril.com.br/pme/noticias/ POR Lizzie
Erwood/Creative Commons
São Paulo – As pequenas
e médias empresas que estão dispostas a crescer precisam investir na marca e a
na divulgação de seus produtos. Mesmo sem uma área especializada em marketing,
é possível definir algumas ações para a sua equipe que vão ajudar a fortalecer
o negócio.
Invista nas redes
sociais
Se sua empresa ainda não tem uma página na internet ou perfis nas principais redes sociais é hora de tomar uma atitude. Cada vez mais as pessoas compram e discutem marcas e produtos pela rede e as empresas que ficarem de fora desse movimento vão perder novos consumidores. Além disso, através das redes sociais é possível ouvir os clientes, encontrar pontos a melhorar e fazer mudanças no negócio seguindo a demanda de quem compra.
Construa uma marca forte
Mesmo que não se torne conhecida do público geral, é importante para uma pequena consolidar a marca em seu mercado potencial. Para isso, funcionários, colaboradores e clientes precisam ter clareza sobre a imagem da empresa, já que são eles quem ajudam a divulgá-la. Ter uma posição clara no mercado e construir uma identidade visual padronizada – abrangendo de cartão de visitas a folhetos promocionais – é fundamental.
Se sua empresa ainda não tem uma página na internet ou perfis nas principais redes sociais é hora de tomar uma atitude. Cada vez mais as pessoas compram e discutem marcas e produtos pela rede e as empresas que ficarem de fora desse movimento vão perder novos consumidores. Além disso, através das redes sociais é possível ouvir os clientes, encontrar pontos a melhorar e fazer mudanças no negócio seguindo a demanda de quem compra.
Construa uma marca forte
Mesmo que não se torne conhecida do público geral, é importante para uma pequena consolidar a marca em seu mercado potencial. Para isso, funcionários, colaboradores e clientes precisam ter clareza sobre a imagem da empresa, já que são eles quem ajudam a divulgá-la. Ter uma posição clara no mercado e construir uma identidade visual padronizada – abrangendo de cartão de visitas a folhetos promocionais – é fundamental.
Ofereça
um bom atendimento
A impressão que um cliente leva da sua empresa importa tanto quanto o produto. Seja durante ou depois da venda, é imprescindível ter um bom atendimento. Isso inclui responder às solicitações e reclamações dos consumidores com agilidade e manter um canal direto entre eles e a empresa. Oriente toda a equipe e tenha respostas rápidas para atender às dúvidas. Com um atendimento bem definido, fica mais fácil receber sugestões de mudanças e melhorias, por exemplo.
A impressão que um cliente leva da sua empresa importa tanto quanto o produto. Seja durante ou depois da venda, é imprescindível ter um bom atendimento. Isso inclui responder às solicitações e reclamações dos consumidores com agilidade e manter um canal direto entre eles e a empresa. Oriente toda a equipe e tenha respostas rápidas para atender às dúvidas. Com um atendimento bem definido, fica mais fácil receber sugestões de mudanças e melhorias, por exemplo.
Calcule o retorno do
marketing
Algumas métricas de marketing exigem pesquisas e relatórios elaborados. Outras, porém, podem ser percebidas rapidamente no andamento do negócio. Antes de uma ação, investigue quem é o seu público e qual o efeito esperado. Tenha uma planilha organizada que compare o objetivo da nova estratégia com o resultado conseguido. Compare também os números do período anterior para calcular o impacto do esforço feito para divulgar a marca.
Algumas métricas de marketing exigem pesquisas e relatórios elaborados. Outras, porém, podem ser percebidas rapidamente no andamento do negócio. Antes de uma ação, investigue quem é o seu público e qual o efeito esperado. Tenha uma planilha organizada que compare o objetivo da nova estratégia com o resultado conseguido. Compare também os números do período anterior para calcular o impacto do esforço feito para divulgar a marca.
Faça um plano de
marketing
O planejamento de marketing é tão importante quanto o plano de negócios e o tributário. O primeiro passo é analisar os fatores externos e internos que podem influenciar o desempenho da empresa. Entenda como funciona o comportamento de compra do cliente e conheça bem os outros players no mercado. Isso ajuda a definir o posicionamento da empresa e traçar as estratégias, os objetivos e as metas de marketing. Todo plano de marketing deve ter um cronograma que indique um responsável para cada ação.
O planejamento de marketing é tão importante quanto o plano de negócios e o tributário. O primeiro passo é analisar os fatores externos e internos que podem influenciar o desempenho da empresa. Entenda como funciona o comportamento de compra do cliente e conheça bem os outros players no mercado. Isso ajuda a definir o posicionamento da empresa e traçar as estratégias, os objetivos e as metas de marketing. Todo plano de marketing deve ter um cronograma que indique um responsável para cada ação.
Informe-se e
estude
Para os empreendedores que não têm uma formação em administração ou uma boa base em conceitos de marketing, os livros podem ser uma saída. Existe uma extensa bibliografiasobre o assunto da qual os pequenos empresários podem tirar proveito. Para começar, busque um autor consagrado, como Philip Kotler e seu livro Administração de Marketing. Se o foco for serviços, a dica é ler Marketing de serviços: pessoas, tecnologia e resultados, de Lovelock e Wirtz. Para ajudar na elaboração do plano de marketing fique com Planos de marketing, de McDonald.
Para os empreendedores que não têm uma formação em administração ou uma boa base em conceitos de marketing, os livros podem ser uma saída. Existe uma extensa bibliografiasobre o assunto da qual os pequenos empresários podem tirar proveito. Para começar, busque um autor consagrado, como Philip Kotler e seu livro Administração de Marketing. Se o foco for serviços, a dica é ler Marketing de serviços: pessoas, tecnologia e resultados, de Lovelock e Wirtz. Para ajudar na elaboração do plano de marketing fique com Planos de marketing, de McDonald.
Marketing de baixo custo
Enquanto a concorrência se esconde, aproveite para dar as caras
http://revistapegn.globo.com/Revista/ Por Wagner Roque
Em momentos de aperto econômico, como o
atual, o marketing das empresas costuma ser jogado para
segundo plano. Eis um grande equívoco, dizem os especialistas. 'Justamente em
períodos de contenção de despesas, quando a maioria dos empresários se esconde,
é que se deve divulgar o negócio', afirma José Eduardo Balian, professor de
finanças da ESPM. 'Está aí a grande chance de se diferenciar da concorrência.'
Nem pense em gastar todas as suas
reservas nos tradicionais anúncios publicitários. Aposte no marketing de baixo
custo. Execute táticas que envolvam mais a criatividade do que o dinheiro. 'Com
menos de R$ 10.000, valor que uma pequena empresa chega a gastar por mês para
aparecer em jornais e revistas regionais, pode-se criar uma infinidade de
ações', diz Roberto Calderón, da agência de marketing ABCZ, focada em pequenas
e médias empresas. A seguir, você encontrará 40 estratégias de baixo custo
elaboradas com a ajuda de especialistas em marketing. Em 15 dos casos, a ação
sai de graça.
1. DIVULGUE SEUS PONTOS FORTES (Grátis) Muitas empresas não percebem que já têm em mãos um material eficiente para melhorar o seu marketing. Elas possuem características que as diferenciam no mercado, mas não as ressaltam em sua comunicação. A Artmix, empresa paulista que vende e personaliza capacetes desde 1986, conseguiu dar novo gás aos negócios quando, em 2006, resolveu valorizar a segurança oferecida por seus produtos, entre outras ações. 'Somos distribuidores exclusivos no Brasil da Arai, a melhor marca mundial de capacetes', diz Bruno Theil. Deu tão certo que, em 2008, as vendas da Artmix aumentaram 10%.
2. SEJA ÚNICOEis uma alternativa para você mostrar que a sua empresa não é apenas mais uma no ramo: venda produtos com a sua própria marca. Quem não dispõe de estrutura para isso pode optar por terceirizar a fabricação. Vale, por exemplo, para quem vende cosméticos, roupas e alimentos. É fundamental contar com fornecedores de confiança e usar matéria-prima de qualidade.3. PROMOVA ATIVIDADES EXTERNAS
Desde 1998, quando montou a Blue Bike, loja paulistana de bicicletas e acessórios para ciclistas, o empresário Marcelo Jorge promove semanalmente passeios ciclísticos. Um vez por mês, a turma faz trilhas em cidades vizinhas. 'Chego a reunir 500 pessoas de cada vez. Tem sempre gente nova no grupo e a maioria vira cliente', diz.
2. SEJA ÚNICOEis uma alternativa para você mostrar que a sua empresa não é apenas mais uma no ramo: venda produtos com a sua própria marca. Quem não dispõe de estrutura para isso pode optar por terceirizar a fabricação. Vale, por exemplo, para quem vende cosméticos, roupas e alimentos. É fundamental contar com fornecedores de confiança e usar matéria-prima de qualidade.3. PROMOVA ATIVIDADES EXTERNAS
Desde 1998, quando montou a Blue Bike, loja paulistana de bicicletas e acessórios para ciclistas, o empresário Marcelo Jorge promove semanalmente passeios ciclísticos. Um vez por mês, a turma faz trilhas em cidades vizinhas. 'Chego a reunir 500 pessoas de cada vez. Tem sempre gente nova no grupo e a maioria vira cliente', diz.
4. ACREDITE NO MARKETING DE GUERRILHA
A ideia é criar ações chamativas que causem impacto no dia-a-dia das pessoas. Um exemplo foi a tática desenvolvida pela agência ABCZ para a marca de calçados Senso Shoes. Durante uma semana, cinco lindas modelos passearam pelas ruas próximas a duas lojas da marca em São Paulo. Elas carregavam sacolas enormes com o logo da Senso Shoes e calçavam os sapatos da nova coleção da grife. Custo total: R$ 10.000. 'Foi uma excelente relação custo-benefício, já que as vendas aumentaram 47% e não caíram mais', diz Roberto Calderón, da ABCZ.
A ideia é criar ações chamativas que causem impacto no dia-a-dia das pessoas. Um exemplo foi a tática desenvolvida pela agência ABCZ para a marca de calçados Senso Shoes. Durante uma semana, cinco lindas modelos passearam pelas ruas próximas a duas lojas da marca em São Paulo. Elas carregavam sacolas enormes com o logo da Senso Shoes e calçavam os sapatos da nova coleção da grife. Custo total: R$ 10.000. 'Foi uma excelente relação custo-benefício, já que as vendas aumentaram 47% e não caíram mais', diz Roberto Calderón, da ABCZ.
5. USE AS REDES SOCIAIS (Grátis)
As comunidades, sites, blogs e fotologs permitem que as empresas interajam com os consumidores. Sem gastar um tostão, você pode saber quais dos seus produtos e serviços fazem mais sucesso e divulgá-los na rede. Lembre-se de que o Brasil tem a maior média de usuários da internet no mundo, com 59 milhões de pessoas conectadas. E muitas costumam espalhar pela rede a sua opinião sobre as marcas que lhes agradam ou decepcionam.
As comunidades, sites, blogs e fotologs permitem que as empresas interajam com os consumidores. Sem gastar um tostão, você pode saber quais dos seus produtos e serviços fazem mais sucesso e divulgá-los na rede. Lembre-se de que o Brasil tem a maior média de usuários da internet no mundo, com 59 milhões de pessoas conectadas. E muitas costumam espalhar pela rede a sua opinião sobre as marcas que lhes agradam ou decepcionam.
6. RECORRA À BLINDAGEM (Grátis)
A expressão pode parecer estranha, mas é comum no mundo do marketing. A tática consiste em aproveitar o contato com porteiros, seguranças e recepcionistas de prédios comerciais ou de condomínios onde a empresa faz entregas para se informar sobre as preferências dos consumidores que frequentam o local. 'O segredo está em saber ser simpático e comunicativo', diz Roberto Calderón.
A expressão pode parecer estranha, mas é comum no mundo do marketing. A tática consiste em aproveitar o contato com porteiros, seguranças e recepcionistas de prédios comerciais ou de condomínios onde a empresa faz entregas para se informar sobre as preferências dos consumidores que frequentam o local. 'O segredo está em saber ser simpático e comunicativo', diz Roberto Calderón.
7. ENVIE MENSAGENS DE TEXTO
O Brasil tem mais de 143 milhões de celulares. Por isso, o envio de SMS, os famosos torpedos, é um meio de alcançar um número grande de clientes potenciais. Além da taxa de adesão, em torno de R$ 1.500, a empresa usuária paga à integradora (empresa que desenvolve o software usado no sistema e faz a ponte com as operadoras) valores proporcionais ao tamanho das mensagens enviadas. Um texto de 150 caracteres, por exemplo, custa entre R$ 0,20 e R$ 0,30 por assinante. É possível escolher apenas um grupo de assinantes, de acordo com o perfil almejado.
O Brasil tem mais de 143 milhões de celulares. Por isso, o envio de SMS, os famosos torpedos, é um meio de alcançar um número grande de clientes potenciais. Além da taxa de adesão, em torno de R$ 1.500, a empresa usuária paga à integradora (empresa que desenvolve o software usado no sistema e faz a ponte com as operadoras) valores proporcionais ao tamanho das mensagens enviadas. Um texto de 150 caracteres, por exemplo, custa entre R$ 0,20 e R$ 0,30 por assinante. É possível escolher apenas um grupo de assinantes, de acordo com o perfil almejado.
8. FAÇA A SUA CAMPANHA POR E-MAIL
Para ser eficiente, uma campanha de e-mail marketing deve levar em conta o perfil do público-alvo e, com uso de muita criatividade, nunca abusar da paciência dos internautas para ler e-mails comerciais. 'Deve-se observar as regras de privacidade e de boas maneiras', diz Walter Sabini, presidente da Virid Integridade Digital, empresa especializada no assunto.
Para ser eficiente, uma campanha de e-mail marketing deve levar em conta o perfil do público-alvo e, com uso de muita criatividade, nunca abusar da paciência dos internautas para ler e-mails comerciais. 'Deve-se observar as regras de privacidade e de boas maneiras', diz Walter Sabini, presidente da Virid Integridade Digital, empresa especializada no assunto.
Institutos de Pesquisa em Marketing
ACNIELSEN (Cotia - SP) Tel.: (11) 4613-7000CONNECTION (São Paulo - SP) Tel.: (11) 3030-9516
CPPM (São Paulo - SP) Tel.: (11) 3081-4446
CROWLEY (Rio de Janeiro - RJ) Tel.: (21) 2244-8822
DATAFOLHA (São Paulo - SP) Tel.: (11) 3351-6111
DM MÉTODO (São Paulo - TO) Tel.: (11) 3464-0211
ENFOQUE (Rio de Janeiro - RJ) Tel.: (21) 2220-6640
ETHOS (Curitiba - PR) Tel.: (41) 323-1600
FRANCESCHINI (São Paulo - SP) Tel.: (11) 5097-6550
GAP PESQUISA (São Paulo - SP) Tel.: (11) 3151-5959
GERP (Rio de Janeiro - RJ) Tel.: (21) 2263-8265
GLOBAL RESEARCH (São Paulo - SP) Tel.: (11) 3255-9601
IBOPE (São Paulo - SP) Tel.: (11) 3066-1500
IDEALMIDIA (Curitiba - PR) Tel.: (41) 3023-3143
INSIDER (Rio de Janeiro - RJ) Tel.: (21) 2556-3300
INSIGHT (São Paulo - SP) Tel.: (11) 5581-9900
INSTITUTO INFORMA (Rio de Janeiro - RJ) Tel.: (21) 2524-5050
INTERSCIENCE (São Paulo - SP) Tel.: (11) 3816-4777
LARC (São Paulo - SP) Tel.: (11) 5536-5433
LPM (São Paulo - SP) Tel.: (11) 3879-2222
MARKET ANALYSIS BRASIL (Florianópolis - SC) Tel.: (48) 234-5853
MEDIASPOT (Rio de Janeiro - RJ) Tel.: (21) 2244-8822
MODERE (São Paulo - SP) Tel.: (11) 6836-2853
MULTIFOCUS (São Paulo - SP) Tel.: (11) 3071-1300
NOVO CONCEITO (São Paulo - SP) Tel.: (11) 3031-6197
OCEANO AZUL SOCIAL RESEARCH (Florianópolis - TO) Tel.: (48) 3236-2319
PERSPECTIVA (São Paulo - SP) Tel.: (11) 3814-8112
QUALIMETRICA (Rio de Janeiro - RJ) Tel.: (21) 2187-1150
QUEST (São Paulo - SP) Tel.: (11) 3525-0020
RETRATO (Rio de Janeiro - RJ) Tel.: (21) 2527-9381
SINERGIA (Rio de Janeiro - RJ) Tel.: (21) 2263-4817
SOMATÓRIO PESQUISA (Santana do Parnaíba - SP) Tel.: (11) 4153-8897
TROIANO (Barueri - SP) Tel.: (11) 4688-1555
TVFISCAL CONTROLE (São Vicente - SP) Tel.: (13) 3466-2249
Pesquisa de mercado 2013 - revista seleções/IBOPE
Marcas de Confiança | Reader's Digest
14 formas diferentes de mostrar sua empresa para seu público alvo e conquistar mais clientes sem depender da Internet
Sim, sua empresa deve ter um site, um blog, contas em redes sociais, utilizar mídia online paga (Google Adwords), mas sem se esquecer de chamar a atenção dos consumidores fora da grande rede.
Neste artigo você irá aprender como conquistar mais seu público alvo fora do meio digital sem gastar muito dinheiro. Somando essas ações offline com as ações online de marketing, sua empresa estará sempre presente na mente de seus clientes.
Em cidades como Rio de Janeiro e São Paulo, por exemplo, uma pessoa recebe, diariamente, cerca de 3000 apelos ao consumo. Esses apelos podem ser nos meios físico ou virtual. No entanto, apenas uma média de 200 desses apelos serão lembrados. Todo o restante é desperdiçado.
Sendo assim, você precisa investir nas formas tradicionais de propaganda, sejam elas online ou offline, mas sempre sendo criativo e buscando novas formas de chamar a atenção do seu cliente.
Formas Comuns de Marketing OffLine
Abaixo estão listadas as formas de marketing offline que vem primeiro à mente de qualquer empreendedor. Não subestime a eficácia dessas ações. Aperfeiçoe e inove em cada uma delas.
Com o surgimento da Internet as empresas passaram a utilizar essa ferramenta como forma adicional de divulgação de suas marcas. Porém, hoje em dia, muitas empresas gastam mais recursos em ações online do que offline.
1. Jornais e Revistas
Divulgar em jornais e revistas ainda é uma boa alternativa. Você deve saber selecionar aquelas publicações que oferecem o melhor custo benefício na sua região, além de serem voltadas para o seu público alvo. Por menos de R$ 100,00 é possível colocar um anúncio na sessão de classificados de um jornal de grande circulação.
As revistas podem ser um pouco mais caras, mas, dependendo do nicho de mercado que você queira alcançar, podem ser uma boa alternativa. Por exemplo, se sua empresa vende produtos ou serviços para o setor automotivo, publicar um anúncio em uma revista sobre carros é uma excelente oportunidade de estar presente onde seu cliente está. Não se esqueça de buscar apoio profissional no momento da elaboração da peça de divulgação.
2. Rádio
Da mesma forma que os jornais e revistas, a divulgação em rádios é bem comum e tradicional, mas muito eficaz. Busque por rádios comunitárias e pequenas na sua região para que possa obter o melhor custo x benefício.
Uma dica interessante para divulgar em rádios pequenas é, ao invés de pagar pela propaganda comum em forma de vinheta, patrocinar um dos programas da rádio. Escolha aquele que mais se aproxima do seu público consumidor. Patrocinar um programa em rádios pequenas será uma alternativa com ótimo retorno e baixo investimento.
Parece incrível, mas muitos empreendedores não possuem um simples cartão de visitas. Apesar de ser uma das formas mais antigas e tradicionais de divulgação muitas empresas não dão o devido valor a esse item. Mil unidades de cartões de visitas custam, em média, R$ 50,00 e qualquer gráfica estará apta para lhe prestar esse serviço.
Além do cartão de visitas, invista na identidade visual de sua empresa. Envelopes personalizados, papel timbrado e etiquetas são apenas alguns exemplos. Seu cliente valorizará muito mais uma proposta impressa no papel timbrado da sua empresa e enviada dentro de um envelope personalizado.
Dependendo da sua área de atuação será interessante também investir em catálogos impressos para seus produtos. Dê atenção principal ao design. Procure um bom profissional de design gráfico para que possa fazer uma arte bem elaborada e que chame a atenção.
Uma dica interessante para elaboração do seu material impresso é utilizar papel reciclado. Empresas que demonstram consciência ecológica estão ganhando destaque no cenário atual.
Quem nunca recebeu um calendário e uma caneta de um fornecedor no final de ano atire a primeira pedra. Apesar de parecer algo muito comum, você deve utilizar os brindes para surpreender seu cliente. Fuja do tradicional calendário com caneta e busque, junto aos fornecedores de brindes, as últimas inovações do mercado.
Pense em algo que será realmente útil para seu cliente e que tenha a ver com a atividade da sua empresa. Não adiante dar um pendrive de brinde se sua empresa é um restaurante.
Nem sempre os brindes mais caros são os mais eficazes. A palavra chave para agradar seus clientes com brindes é: novidade. Dê algo útil e inusitado e captará a atenção das pessoas.
5 - Carros de Som
Se o seu negócio envolve uma loja física, uma boa opção de propaganda é utilizar carros de som. O custo por hora é baixo e tem a questão da mobilidade que deve ser levada em consideração. O carro de som irá percorrer vários bairros de sua cidade e isso aumenta o impacto dessa ação de marketing.
Caso você tenha dinheiro em caixa poderá contratar um trio elétrico por um dia, por exemplo no dia da inauguração da loja, para chamar a atenção de todos que passam, convidando-os a entrar.
Seja com carro de som ou trio elétrico, fique atento se na sua cidade existe alguma restrição a esse tipo de ação promocional e oriente o condutor para evitar fazer sua rota em locais próximos a hospitais e escolas.
Os outdoors, apesar de terem um custo elevado, podem ser uma boa alternativa se a localização que você escolher para instalar sua propaganda for em um área de passagem dos clientes que você queira alcançar.
Evite cair na tentação de colocar muita informação em um outdoor. Isso pode fazer com que o efeito seja o contrário. Ao invés de chamar a atenção ele poderá ser ignorado pelo simples fato de ter muito texto com fonte pequena demais para ser visto com clareza.
Outdoors com poucas cores tendem a ser mais baratos do que os que utilizam fotografias. Aproveite e veja com a empresa de publicidade os descontos que serão oferecidos para a contratação em quantidade.
7–Panfletagem
Uma forma de marketing muito comum nos centros das grandes cidades é a panfletagem. Por ser de baixo custo, muitas empresas, principalmente de crédito consignado e compra e venda de metais preciosos (ouro, prata, etc), optam por esse tipo de divulgação.
Mas tenha cuidado, apesar de ter um baixo custo a eficácia não é muito alta. A grande maioria das pessoas está condicionada a não pegar os panfletos e, quando pegam de forma impulsiva, logo amassam e jogam no chão.
Então avalie bem se valerá a pena utilizar a panfletagem para divulgar seus produtos e serviços e tente inovar para chamar a atenção e não ser apenas mais um papel no chão.
Formas Menos Comuns de Marketing Offline
As idéias abaixo são simples, porém pouco exploradas pelas empresas. Use essas idéias como ponto de partida e deixe sua criatividade lhe mostrar outras formas de marketing offline.
8 - Feiras e Eventos
Participar de feiras e eventos que tenham a ver com o setor de atuação da sua empresa é uma excelente forma de marketing offline.
Caso você tenha dinheiro suficiente para montar um stand na feira, excelente. Mas não pense que essa é a única maneira de conseguir bons negócios nesses eventos.
Você pode participar como visitante e levar seu material de divulgação (cartão de visitas, brindes, catálogos de produtos, etc) para deixar com possíveis parceiros, fornecedores e clientes.
A chave para ter sucesso em feiras e eventos é aprimorar sua rede de relacionamentos. Vá disposto a fazer novos contatos e, principalmente, mantenha esses contatos após a feira.
Parecido com o outdoor o busdoor nada mais é do que uma propaganda impressa que fica atrás dos ônibus. É menos conhecido que o outdoor e sua vantagem é que não é estático. Ao invés de ficar imóvel em um determinado ponto da cidade o busdoor está em constante movimento, tendo impacto sobre maior número de consumidores em potencial.
Também existem modalidades de propaganda que são exibidas em outros meios de transporte como metrô, trens, barcas, etc. A grande vantagem é o fluxo de pessoas nesses veículos todos os dias. Mas tenha certeza de utilizar essa ferramenta apenas se seu público alvo tiver o perfil dos usuários de tal transporte público.
10 - Mala Direta
Embora bastante conhecida, muitas empresas não aproveitam todo o potencial da mala direta limitando-se a enviar apenas o catálogo de seus produtos.
Todos nós recebemos, com certa freqüência, conteúdo promocional através dos Correios e estamos acostumados a descartar rapidamente o que julgamos desinteressante.
Para ter sucesso com mala direta você precisa atrelar essa forma de divulgação com uma forma de captação dos contatos. Não basta simplesmente escolher endereços aleatórios e enviar seu material na esperança que gerarão alguma receita para sua empresa.
Você deve enviar mala direta para os consumidores realmente interessados em receber notícias sobre seus produtos e serviços. E você pode captar esses contatos através das suas interações do dia a dia, nas feiras e eventos que participar, através do site da sua empresa ou através da compra de lista de endereços segmentados junto a empresas que trabalham com consultoria em mala direta.
Sempre conte com o apoio de uma empresa especializada para implementar sua campanha de mala direta, pois isso fará com que você atinja o melhor custo x benefício possível para alcançar seu cliente gerando receita para sua empresa.
Essa é sem dúvida e forma mais eficaz e barata de divulgar a sua empresa. Um cliente satisfeito trará outro cliente. Mas tome cuidado, pois um cliente insatisfeito espantará outros 10. Fique atento ao que seus clientes estão falando sobre sua empresa.
Sempre que efetuar uma venda entre em contato com o cliente para saber o que achou do produto ou serviço. Você terá muito a ganhar se fizer esse contato. Por exemplo:
Seus concorrentes provavelmente não costumam entrar em contato com os clientes para receberem um feedback;
Você poderá efetuar uma segunda venda através desse contato;
Se o cliente estiver satisfeito você poderá pedir que ele o indique para outras pessoas;
Se o cliente estiver insatisfeito você saberá em quais pontos deve melhorar e terá a chance de compensar seu cliente transformando-o de um cliente em insatisfeito em um satisfeito;
Como novidade no mercado de cartões de visitas destaco os “Mini Cards”, que nada mais são do que CDs e DVDs pequenos em formato de cartão de visitas. Além de usá-los como cartões normais você pode gravar um vídeo promocional e colocar dentro do Mini CD.
É uma alternativa barata e de grande impacto que fará você se destacar da concorrência. Geralmente um Mini Card impresso e com conteúdo digital gravado custa cerca de R$ 3,00 por unidade, com mínimo de compra de 100 peças.
13 – Propaganda por Telefone
Sabemos que a maioria das pessoas não gosta de receber mensagens de telemarketing ativo, mas isso não deve impedir sua empresa de utilizar esse mecanismo. Os principais motivos que fazem com que as ofertas de telemarketing sejam recusadas são:
Operador liga para muitos clientes por dia utilizando um script padrão e acaba falando de forma automática, parecendo uma máquina;
As ofertas não são destinadas à pessoa que atende à ligação;
Muitas das ofertas possuem preços promocionais, mas escondem armadilhas que fazem os consumidores se sentirem enganados depois de algum tempo que estão utilizando o produto ou serviço;
As ofertas são, na maioria dos casos, genéricas e não possuem nenhum tipo de personalização às necessidades reais do cliente;
Sendo assim, você pode utilizar a divulgação por telefone de forma diferente do que geralmente é feito pela concorrência. Veja algumas dicas:
Não use a ligação para vender, use para entrar em contato com o cliente;
Peça permissão para enviar seu material pelos Correios;
Selecione bem os contatos e faça poucas ligações por dia;
Não coloque terceiros para efetuarem as ligações. Ninguém melhor do que você (dono da empresa) para conhecer todas as possibilidades de personalização dos seus próprios produtos e serviços;
Peça que o cliente indique conhecidos que, provavelmente, se interessarão por sua oferta e ofereça um desconto expressivo caso ele indique sua empresa;
Se você fizer apenas 20 ligações por dia, gastando em média 3 minutos em cada uma delas terá gasto apenas uma hora do seu tempo e, ao final do mês, terá prospectado entre 400 e 440 possíveis clientes.
Acredito que você esteja pensando que tantas ligações custariam muito dinheiro. E aqui está a última dica desse item. Utilize tecnologia Voip. Para aqueles que não conhecem, trata-se de um sistema que permite realizar chamadas telefônicas utilizando sua conexão com a Internet sem perder a qualidade e com custos até 90% menores do que o sistema telefônico convencional.
Utilizando nosso exemplo acima de contato com 440 clientes, você gastaria menos de R$ 70,00 por mês para os mais de 1300 minutos de ligação. Realmente uma economia considerável.
As empresas possuem um papel fundamental perante a sociedade e, principalmente, com a comunidade e a o meio ambiente em que estão inseridas.
Utilizar ações socioambientais é uma forma muito eficiente de divulgação do seu negócio. Vá além de simplesmente usar papel reciclado. Utilize a criatividade e proporciono benefícios reais à sua comunidade. Veja alguns exemplos:
Se seu negócio é um escritório de advocacia separe um ou dois dias no mês para fazer atendimentos gratuitos ao público;
Se tem um escritório contábil ou uma empresa de consultoria separe um pouco do seu tempo para ajudar pequenas empresas que estão iniciando suas atividades e não têm condições de pagar por uma consultoria;
Se sua empresa for um mercado, ajude orfanatos e asilos fornecendo cestas básicas todos os meses;
Se seu público alvo são estudantes, promova ações junto às escolas em datas como o dia da árvore ou o dia do meio ambiente;
Enfim, o segredo é ter criatividade e sensibilidade para perceber qual a melhor alternativa para sua empresa. Lembre-se de promover as ações socioambientais da sua empresa primeiramente com o intuito de ajudar o próximo e a natureza, e o reconhecimento virá com o tempo através da forma como seu consumidor passará a respeitar sua empresa.
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