PLANEJAMENTO GRÁFICO


TGI – DESIGN GRÁFICO - Módulo: Produção Gráfica 
Orientador: João Rafael 
Tema: Comunicação visual de pequena e média empresa 
Proposta: Desenvolvimento de peças de divulgação para empresa pequeno e médio porte com objetivo de aumentar a visibilidade. 
Produtos: Projeto escrito + desenvolvimento de no Mínimo 05 Peças Virtuais sendo 1 peça física (apresentada bidimensional ou tridimensional). 
EAD Símbolos, Cores e Ícones: Argumentação conceitual na utilização dos elementos; 
EAD Peças Gráficas: Justificativa das peças em relação a proposta 
Diagramação: Composição técnica e conceitual das peças; 
Info. Aplic. aos Projetos Gráficos: Montagem virtual das propostas; 
Tec.Pré e Impressão: Fases do processo e argumentação técnica; 
Planejamento Gráfico: Orientação


Na própria etimologia da palavra, inovação deriva do latim innovare, que simplesmente significa incorporar, trazer para dentro, inserir o novo, a novidade. Dessa forma, na origem a inovação significa simplesmente renovação. Entretanto essa concepção é incompleta, visto que se confunde com mudança, novidade, invenção, etc. Utilizemos, portanto, abordagens mais clássicas. Schumpeter, primeiro teórico clássico da inovação, em 1934 afirmou que esta representa um ato radical que envolve a introdução de um novo elemento ou a combinação de elementos antigos. 

Dosi defende que a inovação é um processo de solução de problemas que envolvem a geração de valor para a organização. Outros teóricos dessa vertente, chamados neoschumpeterianos, defendem que a inovação é o resultado de um processo de solução de problemas, seja de problemas de mercado (demanda), seja de problemas de custo (oferta). O que essas novas teorias trouxeram de novo? A característica central de que toda inovação deve solucionar problemas e gerar valor.

Modelos de Briefings ou Pré-Diagnósticos
por André Félix










Roteiro De Briefing - Diagnóstico de Design

Diagnóstico de design consiste numa técnica que permite ao consultor ou ao próprio empresário, através de uma seqüência lógica e racional de etapas, avaliar a situação presente do empreendimento, identificando os problemas e as barreiras que dificultam o seu desempenho global. Uma atividade específica de observação e análise que tem por objetivo detectar situações-problema que possam estar afetando a empresa como um todo, dificultando o atingimento dos resultados operacionais esperados.

Uma das análises é com relação ao ambiente externo. Uma empresa que percebe as mudanças no ambiente externo e tem agilidade para se adaptar a estas mudanças, aproveita melhor as oportunidades e sofre menos com as conseqüências das ameaças. Deve-se considerar não somente o que está sendo sinalizado como alteração de cenário, mas também qual é a chance deste cenário se concretizar. Como o ambiente externo é muito dinâmico e altera-se a todo momento, esta análise precisa ser constantemente renovada. Percebendo estas mudanças, cabe a empresa se adaptar, aproveitando as oportunidades e/ou enfrentando as ameaças com decisões baseadas nos dados levantados pelo diagnóstico.

A análise da realidade externa da empresa, o mercado, os produtos da concorrência, as tendências de consumo, os novos estilos de vida cruzada a uma análise da situação interna, suas capacidades tecnológicas, seus equipamentos, estrutura, características, pessoas, produz uma visão abrangente da empresa e pode ser interpretada sob a óptica do design.

O propósito de um diagnóstico de design é mobilizar ação sobre um problema, uma ação que melhore o funcionamento da empresa. O profissional que realiza o diagnóstico precisa apresentar de forma simples e clara o problema real, mostrando como o mesmo está sendo gerenciado e quais as conseqüências que estão acarretando no negócio. Somente após a compreensão deste problema pela empresa, inicia-se a proposição de recomendações.

Etapas de preparação do projeto: diagnóstico/ briefing
1. Pesquisa exploratória e preparatória para reunião: cuja função é levantar dados relacionados à empresa sobre aspectos humanos, econômicos, sociais, tecnológicos, produtivos, estéticos, comunicacionais e mercadológicos, dentre outros;
2. Reunião de briefing: Design Atlas (complementar ao roteiro desenvolvido pelo grupo);
3. Cruzamento de dados e análise da informação;
4. Planejamento do projeto e confecção do documento;
5. Validação do diagnóstico/ briefing.

Roteiro de coleta de dados e análise
. Histórico da empresa
. Negócio da empresa (o que a empresa faz?)
. Missão/ Visão/ Valores/ objetivos organizacionais
. Cultura Organizacional
. Público Alvo (qual é o público alvo? quem são os principias e os fieis clientes?)
. Fornecedores (quem são os principias fornecedores?)
. Concorrentes (quem são os principias concorrentes? Quais as características e os diferenciais desses concorrentes?)
. Diferencial de mercado
. Imagem e Posicionamento de mercado (real e pretendida)
. Identidade visual (qual é? O que ela representa? Esta sendo usada corretamente? como a empresa administra sua marca? Design, etc)
. Pessoas (modelo de gestão, liderança, motivação e capacitação pessoal)
. Estrutura organizacional (como é? onde e como o design esta inserido?)
. Infra-estrutura física e tecnológica . Design: Desenvolvimento de novos produtos e serviços (existem meios e recursos para o desenvolvimento de novos produtos? Como e quando acontece? E a melhoria de produtos e serviços?)
. Composto de Marketing: Produtos e serviços, Preço, Ponto/ Distribuição, Promoção/Comunicação (descrição)
. Números (colaboradores, faturamento, clientes, etc)
. Análise SWOT ( realidade externa cruzada a realidade interna) . Planejamento estratégico (a empresa tem um planejamento estratégico?como o design e a inovação estão inseridos no plano?)
. Conclusão do diagnóstico (apontar os principais problemas e propor recomendações)
. Proposição do design na empresa: Definição de objetivos de design (como o design pode ser inserido na empresa para que se torne mais eficiente no alcance de objetivos e mais competitiva?), ações estratégicas de design (para alcançar os objetivos de design definidos) e plano de ação (elaboração de um quadro com ação, prazo, responsável, recursos necessárias, indicadores de desempenho, etc.)

Revisão de conceitos
Missão: razão de existir da organização
Visão: descrição do futuro desejado para a empresa no seu mercado
Valores: princípios que são guias de comportamento, atitudes e decisões de todas as pessoas na organização
Objetivos Organizacionais: o que a empresa quer conquistar? Os objetivos derivam da missão e da visão com intentos de caráter mais específicos, posto que orientam as ações com maior precisão.
Diferenciação: é o ato de desenvolver um conjunto de diferenças significativas para distinguir a oferta da empresa das demais.
Posicionamento: de mercado é o ato de desenvolver a imagem da empresa/ produto, de maneira que ocupem uma posição competitiva distinta e significativa nas mentes dos consumidores-alvos. A identidade corporativa da empresa/ produto deve ser projetada e construída para moldar sua imagem pública a partir de análise dos concorrentes e avaliação dos pontos fortes e diferenciais da organização.
Estrutura organizacional: desenho ou forma de organização que integra seus recursos
Estratégia: é a mobilização de todos os recursos da organização visando atingir os objetivos a longo prazo.
Produto: Consideramos aqui o produto como sendo um bem tangível (produto) ou intangível (serviço). Um produto é o bem que é ofertado numa transação comercial e deve dispor de características essenciais às necessidades do consumidor. Essas características devem ser definidas estrategicamente.
Preço: O preço ideal de venda é aquele que cobre os custos do produto ou serviço e ainda proporciona o retorno desejado pela empresa. Analisando o quanto o consumidor está disposto a pagar, a empresa avalia se seu preço ideal de venda é compatível com aquele vigente no mercado. O preço pode determinar o posicionamento da empresa/ produto. Algumas empresas desejam passar uma imagem aos seus compradores de preços imbatíveis, outras trabalham um posicionamento de valorização dos produtos a partir de preços altos. A estratégia pode ser baseada em 2 fatores alternativos: diferenciação ou custo mínimo.
Ponto de venda | Distribuição: Os canais de distribuição são vários e podem ser realizados diretamente para o usuário final, ou através de distribuidores, representantes, varejistas. A empresa deve decidir sobre a melhor maneira de estocar e movimentar seus bens e serviços em seus mercados de destino. A natureza da distribuição envolve planejamento, implementação e controle dos fluxos físicos de materiais e bens finais dos pontos de origem aos pontos de uso, para atender às exigências do consumidor. A eficácia da distribuição terá grande impacto sobre a satisfação do consumidor e sobre seus custos. A distribuição será eficaz quando a empresa processar os pedidos com agilidade, possuir boa rede de armazenagem, níveis de estoques compatíveis com a demanda e em sintonia com a rede de varejo (lojas, lojas especializadas, magazines) e/ou atacado (grande distribuidores), escolher o meio de transporte adequado e ágil aliados ao controle de custos.
Comunicação: Para uma comunicação efetiva a empresa deve se preocupar com o objetivo, a mensagem, o canal, e o receptor. A comunicação em marketing abrange as seguintes ações: Propaganda: oferece uma razão para compra. A Propaganda é uma das ferramentas de marketing mais utilizadas para consolidar e perpetuar a imagem da marca de uma empresa, mantendo o cliente informado, através das inúmeras vertentes da mídia, sobre seus produtos ou serviços.
Promoção: oferece um incentivo a compra. A Promoção de Vendas cria uma necessidade de compra imediata, enquanto a publicidade é concebida mais para influenciar favoravelmente as expectativas e atitudes dos clientes a longo prazo. As promoções de vendas podem ser sob a forma de descontos, concursos, promoções nos pontos de vendas, sorteios, venda casada, amostra grátis, brindes, degustação, entre outras.
Publicidade: A Publicidade trabalha com a imagem da empresa e dissemina informações positivas acerca do seu negócio e, muitas vezes, tem como desafio superar uma imagem negativa. Essa ferramenta sempre gera uma credibilidade maior, pois as informações vêm na forma de notícias ou comentários editoriais enviadas pela empresa ou assessores de imprensa para a mídia que as divulgam caso as considerem importantes. Outras vezes, é realizada por personalidades e formadores de opinião que divulgam a marca ao utilizar os produtos da empresa.
Comunicação no ponto de venda: Diz respeito a toda a sinalização, displays, cartazes e outras variedades de materiais visuais que influenciam a decisão de compra. Algumas empresas focam na comunicação no ponto de venda. Exemplo: Starbucks
Comunicação na internet: A internet pode ser uma ferramenta institucional, ou seja, uma ferramenta que permite ao consumidor acessar e conhecer a estrutura do negócio, os produtos vendidos, além de informações como telefone e localização. Ela também pode ter o caráter de comercialização, o que permite vender produtos para consumidores em diferentes localidades. É um canal de comunicação interativo, portanto, é importante incentivar o relacionamento com os clientes. Exemplo: Google
Design Atlas: Ferramenta desenvolvida pelo Design Council para auditar e ajudar as organizações a desenvolver suas capacidades e obter o máximo da atividade de design.
Design: Segundo o ICSID, International Council of Societies of Industrial Design, (2000): “Design é uma atividade criativa cujo propósito é estabelecer as qualidades multifacetadas de objetos, processos, serviços e seus sistemas de ciclo de vida. Assim, design é o fator central da humanização inovadora das tecnologias e o fator crucial das trocas econômicas e culturais”. O ICSID é uma organização não-governamental e sem fins lucrativos, apoiada por profissionais e educadores de todos os continentes, cujo principal objetivo é reforçar o papel do design nas indústrias.
Segundo o ICOGRADA, International Council of Graphic Design Association, criado em 1963, é o organismo mundial não governamental e apolítico que integra e representa profissionais de design gráfico e comunicação visual, design gráfico é: uma atividade intelectual, técnica e criativa que consiste não simplesmente na produção de imagens, mas na análise, organização e métodos de apresentação de soluções visuais a problemas de comunicação. Informação e comunicação são as bases de uma vida independente pelo mundo das esferas econômica, social ou cultural. A tarefa do design gráfico é proporcionar as respostas corretas aos problemas de comunicação visual de qualquer ordem em qualquer setor da sociedade.

Mais informações sobre briefing de design (PDF)

Carta de Aceite

Declaro que para fins acadêmicos e para o cumprimento do ____ semestre do curso Tecnólogo em Design Gráfico, do Grupo Educacional Drummond, devidamente matriculados como alunos regulares no ano de 2016, abaixo referenciados, intencionam cumprir um projeto gráfico em parceria com a vossa empresa, a _____________________________________________. De acordo com o vosso devido aceite, serão cumpridos o planejamento e a realização dos fatores estéticos, simbólicos e comunicacionais, dentre outros, dimensionados em uma campanha. Os discentes executarão sob sigilo de informações e também orientação de professores (profissionais de mercado), além do orientador, o Prof. Me. João Rafael de U. C. Lopes, cada passo de um processo produtivo gráfico. Ao final o projeto será oferecido para vossa integral apropriação em benefício da empresa parceira, em contrapartida ao benefício da vossa parceria em fornecer a experiência profissional.

Integrantes do Grupo:
1- Fulano de Tal;
2- Cicrano de tal;
3- Beltrano de tal;
4- Fulano de Tal;
5- Cicrano de tal;

6- Beltrano de tal.



PROPOSTA DE TCC/TGI – TCC 20016– 2º SEMESTRE


1) ESTRUTURA DO MEMORIAL DESCRITIVO

INTRODUÇÃO
(este é o titulo, não precisa escrever nada aqui)

1.1 - APRESENTAÇÃO DO PROJETO: Descrição do objeto a ser desenvolvido no projeto experimental de design, esclarecendo suas particularidades e os principais aspectos que serão abordados.

1.2 - JUSTIFICATIVA: Reflexão sobre “o porquê” da realização do projeto, procurando identificar as razões da preferência pelo tema escolhido e sua importância em relação a outros temas. A justificativa deve convencer alguém a “apostar” e patrocinar a sua ideia.

1.3 - PROBLEMATIZAÇÃO: Esclarecimento ao leitor do universo do projeto, com destaque para os aspectos que o caracterizam como algo importante. Apresentação do problema a ser enfrentado, contexto de uso do objeto, cenário atual e tendências mercadológicas, concorrência, tecnologia de materiais e processos, qualidade técnica a ser buscada com a implantação do projeto etc.

1.4 - HIPÓTESES: Estão relacionadas com o problema-chave e é enunciada sob a forma de uma afirmação. Corresponde a uma idéia prévia de solução do problema indicado em relação ao trabalho que pretende desenvolver.

1.5 - CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES: Cronograma montado em Excel com as datas e fases do projeto de TGI


I - DESENVOLVIMENTO TEÓRICO (o item de cada disciplina, de acordo com a solicitação dos professores)
EAD Símbolos, Cores e Ícones: Argumentação conceitual na utilização dos elementos;
EAD Peças Gráficas: Justificativa das peças em relação a proposta
Diagramação: Composição técnica e conceitual das peças;
Info. Aplic aos Projetos Gráficos: Montagem virtual das propostas;
Tec.Pré e Impressão: Fases do processo e argumentação técnica;
Planejamento Gráfico: Orientação

II - CONCEPÇÃO DO PROJETO (este é o titulo, não precisa escrever nada aqui)
2.1- APRESENTAÇÃO DA AGÊNCIA
2.1.1 .Histórico e defesa da Agência
2.1.2. Missão, Visão e Valores
2.1.3. Conceito e significado do logotipo - Cartão de visita
2.1.2. Organograma da equipe


2.2 – BRIEFING
2.2.1- Empresa (História, objetivos da empresa, estrutura, localização, concorrência, público alvo, outras informações relevantes)
2.2.2 - Coleta de dados e pesquisa imagética (imagens e textos utilizados para desenvolver as peças, não se esquecer de numerar as figuras e explicar onde foram utilizadas)
2.2.3- Análise de similares (peças gráficas similares, de outras copas ou outros eventos, não esquecer de explicar qual a peça similar e como foi utilizada)

2.3- PROPOSTA
2.3.1- Processo criativo (qual o processo utilizado para desenvolver as peças gráficas, ou seja, a proposta?) 3.3.2 -Desenvolvimento (como foi o desenvolvimento do projeto, como foi a pesquisa, como foi a interação e integração do grupo, quais as ferramentas utilizadas?)
2.3.3 Apresentação da proposta (as cinco peças de divulgação ou mais, defendendo-as, ou seja, explicar que peça é, cores utilizadas, por que, objetivo, onde será divulgada etc...)

III - CONSIDERAÇÕES FINAIS


IV - REFERÊNCIAS


V - APÊNDICES / ANEXOS


OBS: PRODUTOS: projeto escrito + 5 peças de divulgação (1 Brinde) + 2 CDs

ESTRUTURA SUMÁRIO E PROJETO
Capa (de acordo com modelo)
Folha de rosto (idem)
Folhe de aprovação (idem)


RESUMO (parágrafo único com três palavras-chave)


LISTA DE FIGURAS (de acordo com modelo)


SUMÁRIO (idem)


Fonte: Arial ou times: Titulo – 14, Texto – 12, Citação- 10
Espaço entrelinhas: 1,5 (exceto citação 1,0)
Sempre começar um novo capítulo em outra folha
Não esquecer de numerar as figuras
Seguir as normas da ABNT para Referencias e Citações (pegar material)
Margens: superior e esquerda: 3 cm - inferior e direita: 2 cm




MODELO DE ESTRUTURA
( ANEXO)
____________________________________________________________


FACULDADE DE TECNOLOGIA CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM _______________



TRABALHO DE GRADUAÇÃO INTERDISCIPLINAR: xxxxx
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO: xxxxxx




São Paulo
2014

____________________________________________________________


Xxxxx
 Xxxxx
 Xxxxxx
 Xxxxx
Xxxxx





TRABALHO DE GRADUAÇÃO INTERDISCIPLINAR: xxxxx



Trabalho de Graduação Interdisciplinar, apresentado
como exigência parcial para a obtenção do título de
Tecnólogo em_____________, da Faculdade Carlos
Drummond de Andrade, sob orientação do Prof. Ms.
João Rafael de U. C. Lopes.





São Paulo
2016

____________________________________________________________


FACULDADE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM _________________






TRABALHO DE GRADUAÇÃO INTERDISCIPLINAR:
xxxxx


Nota de aprovação (________)

Alunos aprovados em XXXX de 2016
____________________________
Profº Me. João Rafael de U. C. Lopes
                                                        

São Paulo
2014

____________________________________________________________


RESUMO
Palavras Chaves: Cliente, projetos visuais, produtos/serviços, necessidade, consumidor.

LISTA DE FIGURAS

Figura 1:  Ilustração frontal modelo ............................................................... 10
Figura 2: Grafismo amarelo ......................................................................... 10


SUMÁRIO



























OUTRAS INFORMAÇÕES
BRIEFING
O briefing é um documento que reúne explicações relevantes para o desenvolvimento do novo projeto. Não existe uma regra, mas para se obter um bom resultado, o briefing precisa ser passado à agência com o máximo de detalhes. Se for um produto que sua agência ainda não viu, apresente os concorrentes e referências do que sua empresa deseja.

Passo 1: Histórico da empresa e serviço/produto
Nome da empresa
Ramo de atuação
Endereço/fone/site
Histórico
Produto/Serviço: Como é, até o momento, o desenvolvimento desse produto ou serviço na empresa? Quais as experiências passadas? Que resultados a empresa pretende alcançar com o projeto?

Passo 2: Público-alvo do produto ou serviço
Toda informação sobre o público-alvo é importante: idade, onde mora e trabalha, seus hábitos e, principalmente, suas singularidades. Para quem o produto ou serviço se destina? Como a empresa pretende que o público tome conhecimento sobre esse produto ou serviço? Onde será comercializado?

Passo 3: Análise de mercado e dos concorrentes
Qual o mercado que a empresa atua? Quem são seus concorrentes?
Etc... (o que o grupo achar pertinente)

_________________________________________

Escolher a fonte ideal ficou mais fácil
Por William Lucatelli 07 09/2016
designculture.com.br

Ferramentas extremamente úteis para a tipografia de um projeto.

Fonts In Use
Nessa ferramenta você pode pesquisar os nomes da fontes e encontrar peças que as utilizem. É perspicaz utiliza-lá para poupar alguns minutos de testes buscando harmonia, com ela se pode ter um preview de como a fonte vai ficar aplicada em diferentes contextos.

TypeGenius
Tá difícil encontrar um match harmônico para alguma fonte? O TypeGenius é exatamente para isso, é só selecionar a fonte e escolher dentre as opções dispostas.

TypeTeste
Testar a fonte sem baixa-lá e podendo mudar suas propriedades é uma escolha esperta. Assim se pode ter as primeiras impressões de forma rápida e vetar as desnecessárias.

Typecast
Quem trabalha com editorial tem que conhecer o Typecast, é bem prático e colabora com a sintonia do material. Ele te ajuda a encontrar a melhor proposta de percepção pro leitor, é sensacional.

FontArk e Fontstruct
Quando o projeto clamar por individualidade, opte por essas ferramentas de personalização tipográfica. São onlines, práticas e uma descoberta de ouro pra quem lida cotidianamente com design de fontes.


Peças tipográficas











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