Basicamente existem 3 tipos de CRM que as organizações podem aplicar e obter resultados diferentes de acordo com as funções de cada um. É comum que sejam citados geralmente apenas 3 tipos (Operacional, Colaborativo e Analítico), mas prefiro incluir um quarto item, oCRM Estratégico como pilar fundamental em CRM, visto que aproximadamente 70% dos projetos fracassam ou não atingem objetivos esperados.
O CRM Estratégico define a orientação da estratégia de negócio CRM para empresa ao encontrar um foco principal de negócio, seja na produção de produtos, o produto em si, a venda ou o atendimento ao cliente. Cada foco permite que seja traçada uma estratégia adequada e orienta aos demais tipos de CRM.
Empresas de software geralmente utilizam a estratégia de foco no produto, realizando muito investimento em pesquisa tecnológica e usabilidade.
CRM No quesito de orientação de produção, destacamos a busca pela qualidade de fabricação a baixo custo, onde a interação com fornecedores e canais de venda é ainda maior e influencia diretamente o relacionamento com o consumidor final. Quando uma empresa opta pela estratégia de venda, como no caso de uma concessionária de veículos, o negócio passa a ser orientado por um volume de vendas e muito treinamento dos vendedores.
O último foco de negócio no CRM Estratégico está no principal ponto de um CRM, o atendimento e relacionamento ao cliente, buscando obter ao máximo o entendimento e antecipação de suas  necessidades, o que confesso ser muito raro de ser encontrado.
Sobre os 3 tipos mais comuns citados anteriormente:
CRM Operacional: trata dos aspectos operacionais, como o nome diz, e interfere na automação de processos em venda, marketing e atendimento ao cliente.
CRM Colaborativo: Também chamado de CRM Social, está relacionado com os pontos de contato da empresa com clientes e parceiros, como contato telefônico, chat, email, autoatendimento e redes sociais.
CRM Analítico: Envolve todas as análises de desempenho da organização, comparando o alcance de resultados da empresa e indicadores de negócio da estratégia (CRM Estratégico) e a velocidade com que esses objetivos são atingidos. No caso de interação com clientes, identifica qual o comportamento dos consumidores e tendências.
Entender os tipos de CRM é um primeiro passo para ter sucesso em uma estratégia de negócio, elaborar um bom planejamento e diminuir as chances de fracasso.
ownershipproprietário, sente-se parte, com alta identificação/empatia com a marca. 
Evangelistevangelizadores – pregadores.
word-of-mouth – divulgadores do boca-a-boca.
repeat customer – fregueses.
satisfaction – satisfeitos.


7 lições de excelência para transformar clientes em fãs


J
á compartilhei inúmeras vezes aqui neste Blog que o objetivo final de existência de toda e qualquer empresa de pequeno, médio e grande porte deve estar focado em transformar seus clientes em “fãs”. Fãs que ardorosa e gratuitamente compartilhem suas experiências positivas com seus amigos e familiares. Fãs que se transformam em embaixadores da sua marca e que propagam os valores, princípios e sonhos de existência da sua Empresa.

E eu como fã de algumas empresas que realmente fascinam pela sua competência operacional e pela excelência no atendimento ao cliente, quero falar hoje especificamente da gigante Amazon.com, fundada e ainda liderada por um dos mais competentes, visionários e brilhantes homens de negócios do mundo contemporâneo, Jeff Bezos.
Dados recentes revelados pelo Índice de Satisfação dos Clientes Americanos (American Customer Satisfaction Index) mostram mais uma vez que a gigantesca empresa de Bezos (com seus incríveis 164 milhões de clientes) tem superado seus já elevados e reconhecidos padrões de atendimento e excelência  e que mais uma vez foi a campeã no segmento de varejo quanto o assunto é satisfação ao cliente.
Outra empresa que sou fã, o Salesforce.com, nos brinda com 7 lições de excelência no atendimento ao cliente da Amazon, e que tenho certeza em muito podem te ajudar a fazer seu negócio crescer cada vez mais e o mais importante encantar e conquistar ainda mais seus fãs. Vamos lá:
1. Não apenas ouça seus clientes. Entenda-os!
Ouça seus clientes o máximo que puder. Teste você mesmo o seu SAC – Serviço de Atendimento ao Cliente. Compre você mesmo os produtos e serviços da sua empresa nos mais diversos canais de vendas que sua empresa se fizer presente e coloque-se no lugar do cliente sempre questionando onde há espaço para melhorias nos seus processos. Se a sua empresa for pequena, o esforço de ouvir seus clientes e obter deles o feedback mais cândido possível é ainda mais fundamental!
2. Sirva às necessidades dos seus clientes
Seja obcecado por atender e servir bem às necessidades dos seus clientes. Quando da criação do seu próximo produto, solução ou serviço pare de pensar como isso pode impactar positivamente sua organização e foque seus melhores esforços em criar algo que realmente promova o sucesso do seu cliente, que o faça feliz e que resolva os problemas deles e não os seus.
3. A cadeira vazia: a mais importante cadeira na sala
Foco total no cliente! Crie a figura da “cadeira vazia” na sua empresa e em suas reuniões estratégicas e sempre pense que aquela cadeira vazia é a mais importante de todas, pois é a ocupada pelo seu cliente, que com sua presença invisível deve direcionar todos os mais importantes esforços de existência da sua empresa.
4. Nunca se contente com 99%
O índice de satisfação a ser perseguido com garras e dentes é 100% e não 99%. Lembre-se que vivemos a “A Era da Experiência” onde clientes compartilham suas experiências positivas e negativas de forma muito mais simples e muitas vezes viral. Por isso mesmo, encante seus clientes e foque em obter 100% de satisfação transformando-os em seus fãs. Sempre!
5. Respeite o cliente de hoje
No mundo das vendas físicas (não virtuais), um cliente insatisfeito compartilha sua experiência negativa com outros 6 amigos. No mundo virtual (e social), ele fala mal da sua empresa para 6.000 pessoas! Às empresas e profissionais com presença já estabelecida no mundo virtual, saiba como responder de forma ágil aos comentários negativos e sempre encare cada uma destas mensagens e problemas como uma oportunidade real de melhorar seus processos internos, produtos e serviços.
6. Se esforce para criar uma empresa focada no cliente
Quanto melhor você atender seus clientes e quão melhor for as experiências que você gerar para seus clientes, melhores serão os resultados obtidos pela sua empresa! Trabalhe todos os seus dados, números e planilhas de forma inteligente para melhorar seus processos e fornecer experiências cada vez mais positivas aos seus clientes. Fazer o bem para o cliente geralmente se transforma em bem para o negócio!
7. Não tenha medo de se desculpar
Além de não ter medo de se desculpar, aja sempre rapidamente e mostre respeito e carinho pelos seus clientes e transforme esta oportunidade singular para ganhar mais um cliente leal, fiel e que respeita e vivencia os valores, princípios e a real missão da sua empresa. A desculpa verdadeira, genuína e devidamente acompanhada de uma boa solução e da consequente melhoria do processo que ocasionou a falha é uma prova inconteste de amor pelo cliente, de amor e compromisso visceral com a perenidade do seu negócio e do fortalecimento de uma relação de longo prazo com seus clientes!
Sou super fã da Amazon.com e do Salesforce.com. Detalhe importante: eles nunca me pagaram um tostão para falar bem deles!! E é quando isso acontece que você pode dizer que tem fãs de verdade!! Não tenha clientes, tenha fãs!!!
Um grande abraço!
José Ricardo Noronha

Como Transformar Clientes Casuais em Fãs Ardorosos


Um tipo de conselho que eu tenho ouvido mais e mais é a importância de ter especial atenção com seus "principais clientes". Os clientes que têm relacionado com você durante anos, que fazem indicações e que retornam para comprar da sua empresa mais e mais vezes. 

Os clientes leais são vitalmente importantes durante períodos econômicos difíceis, como os que experimentamos atualmente, porque é menos caro vender para eles: você não tem que às vezes gastar semanas ou meses gerando credibilidade, porque eles já foram conquistados. 

Mas como fazer se o seu negócio é relativamente novo e você ainda não tem muitos clientes que retornam para comprar? Ou se você perdeu vários de seus clientes e precisa cultivar novas relações? 

Você pode fazer algo para apressar o processo de transformar os clientes casuais em fãs ardorosos que propagam seus elogios ao seu negócio? 

Venha para a arte de criar uma experiência de completa satisfação para o seu cliente. 

Uma Experiência de Satisfação é a Chave 

Uma experiência de satisfação para o cliente significa que os muitos canais com que seus clientes interagem com a sua empresa e usam seus produtos são projetados para satisfazê-los de um modo significativo. 
Isto vai muito além de resolver o problema básico do cliente. 
E é aí onde a magia pode acontecer. 

Dimensões de uma Completa Experiência de Satisfação 

A experiência do cliente está totalmente ligada a "como" um problema está sendo resolvido. E este "como" pode revelar-se em diferentes tipos de experiências, incluindo:
Percepções físicas: visão, som, sabor, odor e toque
Emoções geradas (feliz, curioso, interessado, aborrecido, divertido)
Conexão com o coração (sentindo como as outras pessoas têm empatia por sua situação)
Conexão intelectual (como você vai resolver os problemas; como você aprende; o vocabulário que você usa)

Quanto mais destas dimensões são sentidas de um modo apropriado, mais satisfatória será a experiência do seu cliente. 

Experiência do Cliente

Eu não posso pensar em um produto melhor, com o qual todos nós nos relacionamos, do que a comida. Assim sendo, vou falar sobre minha experiência no Mercado Spinelli, um delicatessen local na qual eu amo ir - especialmente para os seus tremendos sanduíches.

Embora o Spinelli venda algumas marcas famosas de lanches e refrigerantes, as melhores partes da loja são os corredores de comidas, macarrões, molhos, e azeite de oliva importados da Itália e o cantinho deli onde eles vendem saladas e frios. 

Os tremendos sanduíches são feitos lá no cantinho deli na parte de trás da loja. 

Você faz o seu pedido de sanduíche e junto com os complementos (pepino em conserva, uma saladinha ou fruta fresca ou chips) para um dos rapazes que trabalham lá e eles fazem seu sanduíche enquanto você espera. 

Eu normalmente uso o tempo de espera para olhar os corredores da loja e pego algo para beber. 

Quando seu sanduíche está pronto, o rapaz chama o seu nome. Você leva ao caixa para pagar seu sanduíche embrulhado num papel branco de açougueiro junto com tudo que você está comprando. 

Às vezes eu como meu sanduíche na própria loja numa das pequenas mesas de metal na frente e às vezes eu levo para minha casa. 

Esses sanduíches sempre deixam uma impressão. Toda vez eu trago uma pessoa da família ou um amigo ou um sócio para o Spinelli, eles me perguntam "quando nós vamos novamente para aquele lugar legal para um sanduíche? " 

Os sanduíches do Spinelli são um grande exemplo de uma experiência supremamente satisfatória. Vou dizer por quê:
Os ingredientes dos sanduíches sempre estão frescos
A família Spinelli está muito atenta com as fontes dos ingredientes. Eles apóiam fazendas locais e leiterias e quando possível, compram diretamente de negócios familiares.
Você sente que alguém gastou realmente um bom tempo pensando no que pôr em um sanduíche particular. Todos os sabores são combinados de modos sem igual, maravilhosos.
Todo o mundo que trabalha na loja é amigável e você sente-se como se eles estivessem verdadeiramente felizes de trabalharem em tal um lugar agradável.
Quando você termina a refeição não é só o seu estômago que se sente satisfeito.

Meu coração fica radiante também porque eu comi algo preparado com planejamento e cuidado e porque estou comprando meu almoço de uma empresa local, contribuindo para a saúde da comunidade na qual eu vivo. 

Agora dedique um momento para comparar esta experiência ao visitar uma loja de uma franquia grande como Subway ou Taco Bell. 

Criando uma Experiência Mais Satisfazendo por Seus Clientes 

Então, pensando no seu negócio, o que você pode fazer para criar uma experiência mais recompensadora, satisfatória para os seus novos e atuais clientes? 

Aqui vão quatro passos que eu recomendo para o se começar. 

Passo 1 - Relembre o que motivou você a começar o seu negócio
algo pelo que você é apaixonado e queria que outras pessoas experimentassem?
algo importante para você que você quis realizar ativamente no seu negócio?

E tenha certeza de que seu coração também esteja completamente comprometido. Quando seu coração estiver completamente comprometido, você permite que os corações de seus clientes também fiquem engajados. 

Passo 2 - Pergunte a si mesmo: "Qual é a razão por trás da imagem da minha empresa em meus produtos e serviços? " 

Se você começou seu negócio porque você tinha uma profunda preocupação ou tinha uma paixão ou tinha uma verdadeira inovação, eu imagino que isto esteja aparecendo nos produtos e serviços que você oferece. Mesmo que sem um deliberado esforço. 

Dê uma olhada no que você vende atualmente e de que modo está o cuidado e o amor pelo seu negócio aparentesem seus produtos e serviços. 

Por exemplo, a família Spinelli apóia o movimento Slow Food (http://www.slowfoodbrasil.com/), um arraigado movimento de raiz que encoraja as pessoas a comerem totalmente colhidas e produzidas localmente. 

Além de sanduíches, a família Spinelli produz e comercializa uma linha de molhos italianos e vende entradas que os clientes ocupados podem aquecer e comer em casa. 

Passo 3 - Pergunte a si mesmo: "Há outros modos de os clientes poderem experimentar mais daquilo que nós preparamos com cuidado? " 

Minha suposição é de que se você vender algo especial, seus clientes vão perceber. 

Mas se você não falar sobre o que há de especial nos seus produtos e serviços, eles podem não saber passar à frente esta diferença a outras pessoas. 

Se isto é o seu caso, você e seus clientes estão perdendo uma boa oportunidade de marketing boca-a-boca. 

Por exemplo, um de meus clientes cria vestidos para meninas com usam padrões e tecidos dos anos 1950 e 1960. Eu amo o seu trabalho porque os vestidos são atraentes sem ser afetados ou detalhados. 

Mas há muitas linhas de roupas atraentes para crianças por aí. Eu sentia nos produtos dela algo especial 

Eu sugeri a ela, como parte do seu marketing, compartilhar a história de como ela chegou ao padrão e por que ele a atraiu. 

Suas histórias são engraçadas e divertidas e ajudam aos comerciantes que vendem suas linhas e aos clientes que compram as roupas a se sentirem envolvidos com algo especial e sem igual. 

Passo 4 - Escolha uma pequena mudança para fazer, assim os clientes vào se sentir mais empenhados e satisfeitos 

Sem dúvida, a mudança mais fácil que você pode fazer é contar sua história aos clientes. Assim eles entendem por que você tem o negócio e por que vende os produtos e serviços. 

Compartilhar sua história ajuda às pessoas a sentir mais empenhadas e satisfeitas por várias razões:
Elas têm um meio de articular para os outros uma razão para experimentar seus produtos e serviços. As indicações ajudam seus clientes a parecerem bons para os outros e você quer tornar isto tão fácil quanto possível para eles agirem assim.
Permita aos clientes sentirem-se como uma parte de algo maior. Quando você compartilha sua história, esses que compartilham sua experiência ou ponto de vista identificam-se como uma alma gêmea.
As histórias são fáceis de entender e de lembrar, porque elas não só nos tocam intelectualmente, mas emocionalmente. Seres humanos parecem "pre-sintonizados" par absorver e integrar informações que entram de forma narrativa.

Resultado 

Criar fãs mais ardorosos é importante para entender como seus produtos e serviços satisfazem com exclusividade a seus clientes atuais. 

Esta experiência satisfatória vai além de resolver um problema simplesmente... uma experiência satisfatória engaja os sentidos e emoçoes de como seus clientes usam seus produtos e serviços. 

Quatro passos que eu recomendo para criar uma experiência de mais satisfação, são:
  • Reflita sobre o que motivou você a começar o seu negócio
  • Pergunte se aquela razão está refletida nos produtos e serviços que você vende
  • Encontre modos nos quais seus clientes podem experimentar o que torna especiais seus produtos e serviços
  • Ache uma oportunidade para contar uma história e completamente engajar seus Clientes