MÍDIA E MARKETING
Ementa
Mídia; Canais de Comunicação; Veículos de Comunicação; Públicos das Mídias; Objetivos de Mídia; Mídia e Marketing; Consumo e Mídia; Perfis de Anúncios em Diferentes Mídias; Apelo e Persuasão; Planejamento de Mídia; Retorno em Mídia; Orçamento de Mídia.
Objetivos gerais
Capacitar o especialista em Comunicação e Mercado para utilizar suas competências e habilidades para Tomada de Decisão no que se refere ao planejamento da Comunicação, aos objetivos de Marketing e, principalmente, aos investimentos das empresas em diferentes Mídias, considerando a pluradidade e especificidade dos inúmeros canais de comunicação e informação disponíveis atualmente.
Objetivos específicos
a) Conhecer e utilizar a comunicação de maneira eficiente em diferentes meios, veículos e canais;
b) Reconhecer as diferentes mídias e o perfil dos diferentes públicos das empresas, objetivando a produção eficiente de peças de comunicação que incentivem o consumo de produtos e serviços;
c) Possibilitar ao especialista planejar e implementar campanhas de comunicação e marketing visando obter desempenho superior e crescimento planejado;
d) Tomar decisões sobre as Mídias e o esforço de Marketing utilizado pelas empresas, visando atingir e influenciar os diferentes públicos em seus desejos e necessidades de consumo.
e) Planejar o orçamento e investimento da comunicação das empresas em diferentes meios e contextos.
Metodologia de ensino
a) Aulas expositivas com incentivo à leitura de textos básicos e complementares;
b) Aulas com discussões;
c) Seminários;
d) Análise de Estudos de Cases Vencedores;
e) Vídeo e análises;
f) Leitura de artigos científicos da área.
Critérios de avaliação
Seminários; estudos de casos realizados; presença e participação nas aulas; leitura e acompanhamento dos conteúdos; entrega dos materiais de pesquisas e relatórios em dia etc.
Conteúdo programático
Referências bibliográficas
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A Teoria dos 3 Puts
Este modelo foi desenvolvido pelo professor Mitsuru e sua equipe, com o objetivo de ampliar a abrangência e a eficiência do marketing face à realidade atual.
Entendendo o significado das palavras:
Input: aquilo que se introduz, “se coloca para dentro”;
Throughput: o que se produz por intermédio de, por meio de;
Output: o que sai, o resultado, o produto.
Entendendo o significado das palavras:
Input: aquilo que se introduz, “se coloca para dentro”;
Throughput: o que se produz por intermédio de, por meio de;
Output: o que sai, o resultado, o produto.
Considerando que o objetivo final do marketing é estimular o consumo dos produtos, bens ou serviços, que a empresa oferece ao mercado, é necessário discorrer sobre as condições que se apresentam como imprescindíveis para a organização, operação e consequentemente, para a sobrevivência da empresa.
Organizar-se em função do que vai oferecer ao mercado consumidor (considerando os 4 Ps) que neste modelo chamamos de outputs: Produto, Preço, Distribuição e Comunicação.
Organizar-se em função de seus fornecedores e de suas fontes de informação para obter os recursos necessários para sua operação: capital, colaboradores, infraestrutura, equipamentos, insumos, matéria-prima, informações e tecnologia, que aqui denominamos de inputs.
Organizar-se estrutural, funcional e operacionalmente, a fim de cumprir sua finalidade, por meio de processos, sistemas, políticas, cultura e clima organizacional, logística, que então denominamos throughputs.
O quadro a seguir ilustra a relação entre as quatro variáveis clássicas do mix de marketing, os 4 Ps, com o processo gerencial (os 3 Puts) então proposto aqui.
Fluxograma Sistêmico de uma empresa:
Agora podemos entender o marketing, não como uma atividade de um simples departamento, mas como responsabilidade que envolve todos os elementos que compõem a organização.
Como utilizar o Fluxograma do Planejamento Estratégico, segundo o Professor Mitsuru também é autor do livro Gestão de Marketing e Comunicação – Avanços e Aplicações clique aqui.
Social Media Week 2014 - O Potencial das Mídias Sociais Nas Micro e Pequenas Empresas - A cauda longa dos negócios digitais from Fabricio A. Guilherme
Diet Coke presents: Millions of one of a kind bottles from Gefen Team on Vimeo.
THE TALKING FRIDGE - CASE STUDY from CHEIL WORLDWIDE / SINGAPORE on Vimeo.
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