MARKETING E PLANEJAMENTO
ESTRATÉGICO
PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE MARKETING
Carga Horária: 32 Horas
Competências:
Decidir sobre as condições competitivas das empresas, considerando as
variáveis micro e macroambientais, bem como os recursos e aplicações desses em
relação ao mercado e às oportunidades de crescimento para as empresas junto a
seus públicos.
Reconhecer e aplicar o planejamento para o crescimento das empresas,
considerando as variáveis controláveis e incontroláveis de mercado e, a partir
do diagnóstico realizado, interferir no crescimento planejado e duradouro dos
negócios das empresas.
Habilidades:
Observar as condições e
oportunidades de mercado, alinhando-as aos objetivos e interesses das empresas
e aos recursos disponíveis.
Gerenciar
cada etapa dos planos e programas, a partir de um cronograma de ações visando
otimizar os recursos e investindo nas oportunidades detectadas pelas empresas,
sem se descuidar das ameaças e investidas da concorrência.
Bases Tecnológicas:
· Variáveis Controláveis e Variáveis Incontroláveis
· Análises Micro e Macroambientais
· Tipos de Planejamento
· Ferramentas de Informação e Comunicação
· Programas de Marketing
· Ferramentas de Feedback e Controles
· Plano de Marketing
Bibliografia Básica:
CAMPOMAR, Marcos Cortez; IKEDA, Ana
Akemi. O planejamento de marketing e a confecção de planos: dos conceitos a um novo modelo. São Paulo: Saraiva, 2009.
COLEÇÃO HBR. Planejamento
de marketing. Série compacta. Rio de Janeiro: Campus Elsevier, 2008.
DA ROCHA, Ângela; CHRISTENSEN,
Carl. Marketing. Planejamento de marketing. 2.
ed., 6º reimp. São Paulo. Atlas, 2008.
DE OLIVEIRA, Djalma de Pinho
Rebouças. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia, práticas.
26ª ed. São Paulo: Atlas, 2009.
FISCHAMANN, Adalberto A.; DE
ALMEIDA, Martinho; ISNARDE, Ribeiro. Planejamento estratégico na
prática. 2ª ed., 18ª reimp. São Paulo: Atlas, 2009.
Bibliografia Complementar:
GRACIOSO, Francisco. Marketing
estratégico: planejamento estratégico orientado para o mercado. 6ª
ed., 2ª reimp. São Paulo: Atlas, 2009.
NEVES, Marcos Fava. Planejamento
e gestão estratégica de marketing. 5ª
reimp., São Paulo: Atlas, 2009.
SYMNETICS,
Consultoria. Gestão da estratégia. Rio de Janeiro: Campus Elsevier,
2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário