MKT e Planej. Estratégico

MARKETING E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO       
PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE MARKETING
Carga Horária: 32 Horas

Competências:
Decidir sobre as condições competitivas das empresas, considerando as variáveis micro e macroambientais, bem como os recursos e aplicações desses em relação ao mercado e às oportunidades de crescimento para as empresas junto a seus públicos.
Reconhecer e aplicar o planejamento para o crescimento das empresas, considerando as variáveis controláveis e incontroláveis de mercado e, a partir do diagnóstico realizado, interferir no crescimento planejado e duradouro dos negócios das empresas.

Habilidades:
Observar as condições e oportunidades de mercado, alinhando-as aos objetivos e interesses das empresas e aos recursos disponíveis.
Gerenciar cada etapa dos planos e programas, a partir de um cronograma de ações visando otimizar os recursos e investindo nas oportunidades detectadas pelas empresas, sem se descuidar das ameaças e investidas da concorrência.                                 

Bases Tecnológicas:
·    Variáveis Controláveis e Variáveis Incontroláveis
·    Análises Micro e Macroambientais
·    Tipos de Planejamento
·    Ferramentas de Informação e Comunicação
·    Programas de Marketing
·    Ferramentas de Feedback e Controles
·    Plano de Marketing                                 

Bibliografia Básica:
CAMPOMAR, Marcos Cortez; IKEDA, Ana Akemi. O planejamento de marketing e a confecção de planos: dos conceitos a um novo modelo. São Paulo: Saraiva, 2009.
COLEÇÃO HBR. Planejamento de marketing. Série compacta. Rio de Janeiro: Campus Elsevier, 2008.
DA ROCHA, Ângela; CHRISTENSEN, Carl. Marketing. Planejamento de marketing. 2. ed., 6º reimp. São Paulo. Atlas, 2008.
DE OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia, práticas. 26ª ed. São Paulo: Atlas, 2009.
FISCHAMANN, Adalberto A.; DE ALMEIDA, Martinho; ISNARDE, Ribeiro. Planejamento estratégico na prática. 2ª ed., 18ª reimp. São Paulo: Atlas, 2009.

Bibliografia Complementar:
GRACIOSO, Francisco. Marketing estratégico: planejamento estratégico orientado para o mercado. 6ª ed., 2ª reimp. São Paulo: Atlas, 2009.
NEVES, Marcos Fava. Planejamento e gestão estratégica de marketing. 5ª reimp., São Paulo: Atlas, 2009.
SYMNETICS, Consultoria. Gestão da estratégia. Rio de Janeiro: Campus Elsevier, 2008.  

                         

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Planejamento Estratégico da Inovação

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico