CITELLI, A. O. . Comunicação & Educação: 20 anos. Uma trajetória para consolidar o campo da educomunicação. Comunicacao e Educacao (USP), v. 19, p. 15-29, 2014.
CITELLI, A. O. . Linguagens da comunicação e desafios educacionais: o problema da formação dos jovens docentes. Comunicacao e Educacao (USP), v. 1, p. 15-26, 2010.
CITELLI, A. O. . Meios de comunicação e educação: desafios para a formação de docentes. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, v. 1, p. 100-113, 2007.
CITELLI, A. O. . Escola, linguagem e diversidade cultural nos contextos midiáticos. Comunicação & Educação, v. 1, p. 7-13, 2007.
CITELLI, A. O. . Meios de comunicação e educação: formação de docentes. UNIrevista (UNISINOS), v. 1, p. 1-13, 2006.
CITELLI, A. O. . Palavra e compromisso. Scientific American, Sao Paulo, n. 20, p. 23-23, 2004.
CITELLI, A. O. . A Circulação dos Textos na Escola: Mediações dos Veículos de Massa. Revista Comunicação & Educação, São Paulo, v. 01, n. 01, 1994.
CITELLI, A. O. . Conceitos de Leitura. Revista Idéias, v. 20, n. 20, 1988.
CITELLI, A. O. . Aprender e ensinar com textos, Aprender e ensinar com textos não-escolares. SAO PAULO: CORTEZ, 1997.
CITELLI, A. O. . O Texto Argumentativo. SAO PAULO: SCIPIONE, 1994. 102 p.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) Língua
Portuguesa / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, 1997.
BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN): Língua
Portuguesa / Ensino Médio. Brasília, 2000.
MINAS GERAIS. Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais. Conteúdo Básico Comum (CBC) –
Língua Portuguesa/ Ensinos Fundamental e Médio.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ANTUNES, Irandé. Muito além da gramática: por um ensino de línguas sem pedras no caminho. São Paulo:
Parábola, 2007.
______. Aula de português: encontro e interação. São Paulo: Parábola, 2003.
AZEREDO, José Carlos de (Org.). Língua portuguesa em debate: conhecimento e ensino. São Paulo: Vozes,
2000.
BAGNO, Marcos. Português ou Brasileiro? Um convite à pesquisa. São Paulo: Loyola, 2001.
______. Pesquisa na escola: o que é, como se faz. São Paulo: Loyola, 1998.
COSCARELLI, Carla Viana. Livro de receitas do professor de português: atividades para a sala de aula.
Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
COSTA VAL, Maria da Graça. Redação e textualidade. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
DELL’Isola, Regina Lúcia Péret. Leitura: inferências e contexto sociocultural. Belo Horizonte: Formato, 2001
DIONÍSIO, A. P.; MACHADO, A. R; BEZERRA, M. A (Orgs). Gêneros textuais e ensino. São Paulo: Lucerna,
2002.
DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B. Gêneros orais e escritos na escola. Trad. e Org. R. rojo e G.S. Cordeiro.
Campinas, Mercado de Letras, 2004.
FARIA, Maria Alice. Como usar o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2008
FAVERO, Leonor Lopes; ANDRADE; Maria L. C. V. O.; AQUINO, Zilda G. O. Oralidade e escrita: perspectivas
para o ensino de língua materna. São Paulo: Cortez, 2002.
ILARI, Rodolfo. A linguística e o ensino da língua portuguesa. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
MARCONDES, B; MENEZES, G; TOSHIMITSU, T. Como usar outras linguagens na sala de aula. São
Paulo: Contexto, 2003.
MEURER, J. L; BONINI, A.; MOTA-ROTH, D. (Orgs). Gêneros: teorias, métodos, debates. São Paulo:
Parábola, 2005
NEVES, Maria Helena de Moura. Gramática na escola. São Paulo: Contexto, 1991.
POSSENTI, Sírio. Questões de linguagem: passeio gramatical dirigido. São Paulo: Parábola, 2011.
______. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas: Mercado de Letras, 1996.
RANGEL, Mary. Dinâmicas de leitura para sala de aula. Petrópolis: Vozes, 2002.
ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo (Orgs). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012.
SOARES, Magda. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Educ. Soc., Campinas, v.23,
n.81, dez. 2002. Disponível em:
TARDELLI, Marlete Carboni. O ensino de língua materna: interações em sala de aula. São Paulo: Cortez,
2002.
Nenhum comentário:
Postar um comentário