GESTÃO DE NEGÓCIOS VIRTUAIS

6° Período  - Carga horária: 66 h 


Ementa: Evolução da internet e a classificação dos sistemas. Tipos e usos da informação. Informação Gerencial. Administração Estratégica da Informação. Operações e tipos de-r negócios eletrônicos. Sistemas e-business interfuncionais: ERP, CRM, EDI, SCM. Sistemas colaborativos nas organizações. Sistemas e-business funcionais: marketing, manufatura, recursos humanos na web, contábeis e financeiros. Internet, Extranet e lntranet. Fundamentos de e-business. Fundamentos de e-commerce. Modelos de negócios: B2B, B2C, C2C, G2C, G2B. Gerações da Web e o impacto nas organizações. Lojas, leilões e ofertas no ambiente virtual. Gateway de Pagamento. Segurança da Informação na Web. Redes Sociais e o Marketing Digital. Diferenciais competitivos no comércio eletrônico. Dispositivos tecnológicos e novas tendências para o e-commerce.

Bibliografia
LYRA, Maurício Rocha. Segurança e auditoria em sistema de informação. São Paulo: Ciência Moderna, 2008. 
SIQUEIRA, Marcelo Costa. Gestão estratégica da informação. Rio de Janeiro: Brasport, 2005. 

Biblioteca Drummond
VASCONCELLOS, Eduardo (Coord.). E-commerce nas empresas brasileiras. São Paulo: Atlas S.A, 2013. 141p.(5 exemplares na Unidade Penha)
TURBAN, Efraim; VOLONINO, Linda. Tecnologia da informação para gestão: em busca do melhor desempenho estratégico e operacional. Tradução Aline Evers. 8.ed. Porto Alegre: Bookman, 2013. 468 p. (15 exemplares na Unidade Tatuapé)


O que é Business Intelligence (BI) from Marco Garcia


Quanto se gasta para abrir uma loja virtual

by André Pereira - February 23, 2016


Sobre os custos de se criar uma loja virtual, é bem verdade que é impossível ser assertivo sem ter mais informações sobre o negócio, em especial porque existem muitas variáveis, desde o tipo de produto que o lojista irá vender até a disponibilidade de investimento que ele tem.
Importante lembrar que esse artigo não esgota o assunto e nem tem a pretensão de cobrir todos os custos de um e-commerce, apenas listar quanto se gasta para abrir uma loja virtual e iniciar a operação.

Os custos básicos para montar uma loja virtual
Quando se fala em custos de e-commerce muita gente pensa logo nos custos da plataforma, mas há que se considerar a existência de vários outros serviços periféricos que são igualmente importantes.
É importante conhecer o negócio que irá abrir ou migrar para o mercado digital, bem como fazer o plano de negócios e saber exatamente como funciona o mercado que está ingressando. Aqui está única e exclusivamente a implementação e operação de e-commerce.

Plataformas
Hoje existem inúmeras plataformas no mercado, para todos os gostos, necessidades e bolsos. Plataformas com mensalidades a partir de R$ 120,00 com funcionalidades razoáveis (algumas limitadas), até plataformas totalmente customizadas com licenças de uso que passam dos R$ 500.000,00.
Você precisa entender a sua necessidade antes de escolher a plataforma e olhar quais funcionalidades são necessárias para o seu negócio.
Plataformas SaaS (Software as a Service), que são plataformas alugadas, variam no modelo de remuneração; algumas cobram apenas mensalidade, outras cobram mensalidade por faixa de faturamento, outras cobram mensalidade fixa mais um percentual sobre os pedidos confirmados, existem ainda outras que cobram apenas o percentual sobre pedidos confirmados.
Outro modelo é o Open Source, que você lerá em muitos artigos como sendo plataformas “gratuitas”, mas na verdade é uma plataforma de código aberto, em que você não paga para usá-la, mas tem que contratar agências ou desenvolvedores para trabalhar o layout e as conexões. Além disso, todo o custo de infraestrutura também fica por conta do lojista.
Para o pequeno lojista que busca uma plataforma um pouco mais simples e apenas para B2C, certamente encontrará soluções mais acessíveis.
NOTA: Não tem modelo melhor ou pior, existe sim o modelo mais adequado ao seu negócio.

Além da plataforma será preciso as seguintes soluções:

Certificado Digital
Item de segurança de extrema importância, tem a finalidade de criptografar os dados trocados entre o usuário e o servidor da loja virtual, dando ao consumidor a segurança para efetuar a transação naquela loja. O custo desse serviço é anual e fica entre 1.500,00 e R$ 3.800,00.
Algumas plataformas já oferecem o serviço incluso na mensalidade e hospedagem por R$ 420,00 anual. Redução de 72%. Uau!!!
Importante comentar que alguns leitores indicaram conhecer certificados bem mais em conta. Eu apesar de procurar não os encontrei com a finalidade de Certificado SSL indicado para lojas de E-Commerce. Encontrei sim opções mais baratas, mas que são indicadas para websites sem transações financeiras.

Blindagem de site
Esse é um serviço que encontrei poucos prestadores de serviços, tive que cotar serviços com empresas estrangeiras. É um serviço caro para quem está iniciando, mas também muito importante, porque ele faz auditoria de segurança semanalmente (dependendo do plano) e simula a invasão do seu site por um hacker para encontrar vulnerabilidade gerando relatórios, etc.
O custo é muito diferente de prestador para prestador, vi valores de R$ 3.600,00 a R$ 12.000,00 anuais. (Os valores das empresas estrangeiras já estão convertidos de dólar ou euro para reais).
Considerei a blindagem mais completa e eficiente do mercado, indicado para grandes players com alto volume de transação e produtos de alto risco (alta liquidez no mercado). Em uma nova cotação, busquei serviços básicos que atendam o pequeno lojista de maneira satisfatória.
Cheguei em 780,00 ao ano (R$ 65,00 mês). Uma queda de mais de 78% já comparando com o menor preço encontrado anteriormente… Uau! 

Marketing digital
Esse investimento, a maioria dos empreendedores não considera quando estuda lançar um comércio eletrônico. Aqui é realmente difícil falar um valor porque as variáveis são inúmeras.
Tenho visto alguns especialistas dizendo que o investimento razoável em marketing digital ficaria entre 3% e 7% do seu faturamento. Importante lembrar que no início de uma loja virtual o investimento em Marketing digital deve ser pensado com muito critério para ser assertivo, pois isso irá determinar o sucesso do seu e-commerce.
O último relatório da E-bit, 33ª edição do webshoppers, apontou que os investimentos em Marketing Digital em 2015 foram na casa de 13%.

Soluções de pagamentos
Antes de falar sobre as soluções de pagamento, quero apenas esclarecer que estou considerando aqui a utilização de gateway e conexão direta com o adquirente (Cielo, Rede, Elavon, GetNet, Stone, FirstData, etc). Não estou considerando a opção com um intermediador (que é o responsável por toda transação de pagamento, desde a oferta de meio de pagamento até o recebimento e repasse para o lojista).
Alguns especialistas dizem que para o lojista iniciante, faz sentido usar um intermediador. O custo percentual por pedido confirmado é um pouco mais alto, mas a transação é garantida pelo intermediador (pelo que vi no mercado, o percentual fica em torno de 5%, mas você elimina outros custos e faz contrato com um único fornecedor). Vamos então as soluções de pagamento que considero aqui.

Gateway
Simplificando, esse é o responsável por conectar você com a empresa de cartão de crédito (adquirente). Na média o custo de set-up fica em torno de R$ 1.500,00 mais o custo por transação, que na média ficam em R$ 0,73. O mais barato que vi foi R$ 0,40 e o mais caro foi R$ 1,20.
Alguns gateways podem te isentar desse setup dependendo da plataforma contratada. R$ 0,67 custo médio por transação e média de R$ 730,00 de setup.

Antifraude
Não imagine que seu negócio não terá fraude, espero que não tenha, mas é melhor prevenir. Os investimentos nessa solução giram em torno de R$ 900,00 de set-up mais o custo por transação. Que na média fica em R$ 0,80 para analises eletrônicas e se houver necessidade de avaliação “manual”.
Onde um operador entra no circuito para fazer a análise da suspeita de fraude custa de R$ 3,50 (o mais barato) a R$ 12,33 (o mais caro) por transação. É também importante lembrar que dependendo da plataforma contratada não há taxa de setup.

Adquirentes
É importante dizer que a conexão com o adquirente vai depender do gateway, então essas duas soluções precisam ser pensadas em conjunto.
Aqui os custos são percentuais sobre a transação e vai depender do contrato que você fizer com o Adquirente, da forma de pagamento e das parcelas. As transações a vista ficam na média de 3,5% da transação e as parceladas ficam em média 4,5% (2 a 6 parcelas) e 5,10% (7 a 12 parcelas).

Conciliação
Este é um serviço que é oferecido para que você saiba exatamente quais transações estão sendo pagas, quais estão com problemas, se existe chargeback, etc. Esse serviço custa em média R$ 0,50 por transação.

Conclusão
Vale a pena mencionar que os custos que tem seus valores por transação, tem uma franquia que geralmente gira em torno de 200 transações. Assim, se o valor por transação de um determinado serviço for R$ 1,00,você pagaria mensalmente o mínimo de R$ 200,00.
Além desses custos, é importante considerar ainda os custos com logística (incluindo logística reversa), custo com pessoal (gestor, SAC, marketing digital, jurídico, contador, especialistas de conteúdo, analistas, monitoramento, etc). Alguns desses custos como jurídico e contador você pode terceirizar, aliás, dependendo do seu negócio é aconselhável que faça isso, assim você foca no seu core business.
Esse artigo contribui para o entendimento sobre custos básicos de um e-commerce iniciante. De qualquer forma, as pesquisas e negociação, referências e consultas às redes sociais são fundamentais.


      Glossário de E-commerce

      Abertura de e-mail: métrica utilizada para medir ações de e-mail marketing. Por meio de softwares de envio, é possível saber se hove o carregamento do e-mail na caixa postal de destino e com isso avaliar o alcance da campanha.

      Acesso (Hit): cada vez que o servidor é acessado em busca de uma imagem, texto, arquivo, etc. Não confundir com visitas.

      Ad views: número de vezes que um anúncio é visto em um determinado período de tempo em uma página de Internet.

      Admin: nome dado usualmente ao Painel de Controle de uma Loja Virtual. Ver Painel de Controle

      Adwords: Relativo a Links Patrocinados.

      Afiliado: é uma pessoa que gera conteúdo independente (Publisher ou Publicador) que promove produtos e serviços de um anunciante em troca de uma comissão sobre as indicações ou vendas. O Publicador pode exibir anúncios de um anunciante e/ou links de texto em seu site. Quando o usuário realiza uma determinada ação, definida pelo Anunciante, o Publicador recebe uma comissão. Essa ação pode ser o preenchimento de um formulário, aquisição de um serviço ou uma compra realizada (venda). Leia também: Marketing de Afiliados: O que é e como funciona

      Ajax: linguagem de programação que utiliza tecnologias como Javascript e XML cada vez mais popular em lojas virtuais devido a sua interatividade com o usuário. Tem como principal vantagem fazer com que dados trafegados pela rede sejam reduzidos e o usuário não precise aguardar a página ser recarregada a cada interação com o servidor.

      Alias: de modo geral, é um “apelido” utilizado para encaminhar um acesso de um endereço para um outro endereço. Realizar um alias de email, por exemplo, é reenviar um email de um endereço de emails para outros endereços de email.

      Anunciante: aquele que assina a propaganda e é responsável pelo seu conteúdo.

      Anúncio: mensagem comercial para veículos impressos. Para outros meios, como rádio e TV, a palavra mais frequente é comercial.

      Aplicativo de internet (Internet Application): É qualquer arquivo de computador terminado em .exe que foi concebido para ser utilizado na internet. Apenas programas são considerados nesta medição. Exemplo: comunicadores instantâneos, players de vídeo, etc. Se um programa de mídia online aparece automaticamente na barra de específicos para a internet, ativados pelo usuário ou ferramentas, ele não é contado.

      Aplicativo para celular ou App: Programas desenvolvidos para celulares que executam funções específicas. Exemplo: Trocar mensagens por Gtalk. Inserir filtros em fotos e postar em redes sociais. Enviar e receber e-mails.

      API: de Application Programming Interface (ou Interface de Programação de Aplicativos) é um conjunto de rotinas e padrões estabelecidos por um software para a utilização das suas funcionalidades por aplicativos que não pretendem envolver-se em detalhes da implementação do software, mas apenas usar seus serviços.1
      De modo geral, a API é composta por uma série de funções acessíveis somente por programação, e que permitem utilizar características do software menos evidentes ao utilizador tradicional.2
      Por exemplo, um sistema operacional possui uma grande quantidade de funções na API, que permitem ao programador criar janelas, acessar arquivos, criptografar dados etc. Mas as APIs dos sistemas operacionais costumam ser dissociadas de tarefas mais essenciais, como a manipulação de blocos de memória e acesso a dispositivos. Essas tarefas são atributos do núcleo de sistema e raramente são programáveis.3 Outro exemplo são programas de desenho geométrico que possuem uma API específica para criar automaticamente entidades de acordo com padrões definidos pelo utilizador.
      Mais recentemente, o uso de API tem se generalizado nos plugins (acessórios que complementam a funcionalidade de um programa). Os autores do programa principal fornecem uma API específica para que outros autores criem plugins, estendendo as funcionalidades do programa. Mais sobre API na Wikipedia.

      Audiência: percentual de pessoas atingidas pelos veículos de comunicação. No comércio eletrônico se utiliza muito a métrica visitante para avaliar qual a audiência da loja. Ver visitante.

      B2B (Business-to-Business): Refere-se a transações de negócios realizadas entre empresas através da Internet. Textos sobre o mercado de e-commerce B2B.

      B2C (Business-to-Consumer): Refere-se à venda de produtos feita na Internet diretamente para o consumidor.

      Backlinks: são links presentes em outros sites e que apontam para o seu projeto, seja ele um site, blog, ou loja virtual.A quantidade de backlinks que um site possui pode definir sua popularidade e sua importância nos resultados de busca.

      Back-office: no comércio eletrônico, essa palavra refere-se a todas as atividades que estão por trás da interface da loja virtual (front-office) – gestão de pedidos, logística, atendimento ao consumidor, etc.

      Banner: formato publicitário padrão mais comum de mídia interativa. Usualmente contém um link para um site (promocional, de compras, de marca ou informativo) sobre o produto anunciado. Pode ser dinâmico e interativo (normalmente feito em linguagem flash) ou estático e apresenta formatos normalmente padronizados pelo organização IAB (Interactive Advertising Bureau).

      Behavioral Target: é o estudo do comportamento do usuário enquanto ele interage no ambiente online.O behavioral target abrange todas as ações, compras e páginas e, assim, determinam em que momento e de que maneira devem atingir seu target. É uma ferramenta específica para o planejamento de mídia online, possibilitando uma maior eficácia das campanhas por visitadas num website.

      Benchmarking: é a busca das melhores práticas na indústria que conduzem ao desempenho superior. É visto como um processo positivo e pró-ativo por meio do qual uma empresa examina como outra realiza uma função específica a fim de melhorar como realizar a mesma ou uma função semelhante. O processo de comparação do desempenho entre dois ou mais sistemas é chamado de benchmarking, e as cargas usadas são chamadas de benchmark. Entenda a relação entre o benchmarking e o comércio eletrônico.

      Black Friday: Termo criado pelo varejo americano para nomear ação de vendas anual, que acontece sempre na última sexta-feira de novembro após o feriado de Ação de Graças, onde as lojas americanas oferecem grandes descontos nos seus produtos. Chegou ao Brasil em 26 de novembro de 2010 com 50 lojas de varejo online. Assim como o americano, o brasileiro acontece na última sexta-feira de novembro. Veja os números de faturamento da última Black Friday no Brasil.

      Black Hat: usado para definir pessoas que usam práticas para atingir objetivos sem autorização de pessoas, empresas ou órgãos responsáveis.

      Blog: um blog é um site (como este), cuja estrutura permite a atualização rápida a partir de acréscimos dos chamados artigos ou posts. Estes são, em geral, organizados de forma cronológica inversa, tendo como foco a temática proposta do blog, e podem ser escritos por um número variável de pessoas, de acordo com a política do blog. Muitos gerentes de e-commerce se utilizam de blogs para manter seus clientes informados de maneira a não tirar o foco de venda da loja virtual. Você sabe como deve ser um blog de e-commerce?

      Bounce rate: ver Taxa de rejeição.

      Boxing Day: Termo utilizado por países de língua inglesa para descrever o dia seguinte ao Natal (26 de dezembro, quando cai em finais de semana é adiado para segunda-feira). Neste dia, inúmeros produtos acumulados do Natal entram em liquidação. Um dos dias mais movimentados em vendas nos EUA e Canadá. Chegou ao Brasil também com força na internet em dezembro de 2011. Entenda mais sobre o Boxing Day.

      Brainstorm: Brainstorming (literalmente: “tempestade cerebral”) ou tempestade de ideias, é uma técnica de dinâmica de grupo desenvolvida para explorar o potencial criativo de uma pessoa ou grupo. Nela relacionam-se palavras ligada à um tema e a estas palavras relacionadas ligam-se outras, assim, em um encadeamento de conceitos criam-se novas ideias.

      Break-even Point: é o ponto de equilíbrio, quando as receitas da empresa se equivalem às despesas. Este momento deve ser acompanhado de perto pelo gerente de e-commerce e está fortemente ligado ao índice de ROI. Ver ROI.

      Busca Orgânica: corresponde a todos os resultados de busca de um portal de busca que não são pagos por anunciantes (no formato link patrocinado). Estes resultados foram obtidos por meio fórmulas matemáticas e parâmetros de popularidade (ver PageRank), para serem exibidos por ordem de relevância.

      Business-to-Business: ver B2B.

      Buyer persona: são representações simplificadas dos clientes ideais de uma empresa. Uma persona é, como o nome sugere, uma personagem criada para ajudar sua empresa a compreender melhor quem é o cliente e do que ele precisa. As aplicações de uma buyer persona são inúmeras, mas para quem trabalha com marketing de conteúdo apenas uma interessa: buyer persona bem definidas significam um marketing de conteúdo mais efetivo. Mais sobre buyer persona.

      Cadeia de Suprimento (Supply Chain): todo o processo de aceitação de um pedido de um cliente até a entrega do produto, incluindo as fontes de suprimento.

      Call-to-Action: é o termo empregado para o texto de um anúncio que incentiva o leitor a fazer algo específico em resposta ao anúncio. “Clique aqui” e suas variantes são os “call-to-actions”  mais comuns na internet. Leia: 3 pontos-chave para a sua call-to-action.

      Campanha: série de peças de propaganda, anúncios, comerciais e cartazes, etc. de um produto, serviço, marca ou empresa para um ou mais meios.

      Carrinho de Compras (Shopping Cart): parte essencial de uma loja virtual, corresponde à página onde o internauta verifica os itens que deseja adquirir da loja. Para o gerente de e-commerce é fundamental medir o índice de abandono de visitantes por meio do funil de vendas. Ver Funil de Vendas.

      Categoria de Produtos: agrupamento mais específico (de itens) dentro do setor econômico.

      Cauda longa (Long Tail): é um termo utilizado na Estatística para identificar distribuições de dados da Curva de Pareto, onde o volume de dados é classificado de forma decrescente. Na internet este termo ficou muito conhecido após o livro ‘A Cauda Longa’ discutir a nova fase da economia mundial onde os items de nicho somados superam a somatória dos itens que são campeões de venda individualmente. Isto só se tornou possível com a democratização da informação trazida pela internet e com o crescimento do comércio eletrônico mundial que não restringe mais a venda a uma determinada área geográfica.

      Chargeback: é um mecanismo criado para proteção do consumidor, através do qual ele pode pedir junto ao seu banco a devolução de um débito feito através do seu cartão de crédito. É imprescindível para uma operação de e-commerce “saudável” o acompanhamento diário do índice de chargeback para avaliar se a análise de risco de pedidos está sendo feita de forma eficiente. Leia mais sobre o Monstro chamado Chargeback.

      Chat: página que reúne usuários conectados simultaneamente no mesmo serviço para troca de mensagens em tempo real. Também conhecido como “sala de bate-papo”.

      Click ou Clique: quando o usuário seleciona qualquer elemento da página, como um link ou banner usando a tecla do mouse.

      Click Rate, Click Through ou Click Through Rate (CTR): métrica utilizada para medir o percentual de clicks que um banner ou outra peça publicitária gerou. É calculado dividindo-se o número de clicks pelo número de exibições do banner.

      Click Stream: caminho percorrido pelo internauta ao clicar nos links de um ou mais sites ou peça publicitária. Ajuda a descobrir os hábitos de navegação do usuário.

      Cloaking: técnica de Black Hat de camuflagem do conteúdo real da página.

      Clube de Compra: é uma modalidade de loja virtual onde o internauta precisa efetuar o login em uma área restrita para acessar ofertas de produtos como descontos de até 70%. Funciona como um outlet virtual: as ofertas são expostas por um curto período de tempos (1 ou 2 dias), e os fabricantes, normalmente de marcas consagradas, não depreciam a imagem da marca por se tratar de uma promoção exclusiva e de curta duração. Exemplos de clubes de compra: Privalia, Brandsclub, Coquelux, etc.

      Código de Afiliação do Cartão: código que a operadora de de cartão de crédito (CIELO, REDECARD, AMEX, etc.) fornece ao varejista, para que ele possa integrar a plataforma da loja virtual ao sistema da operadora.

      Código de Segurança do Cartão: o código de segurança do cartão de crédito é uma seqüência numérica complementar ao número do cartão. Ele garante a veracidade dos dados de uma transação eletrônica, uma vez que a informação é verificada somente pelo portador do cartão e não consta em nenhum tipo de leitura magnética.

      Comércio Eletrônico (e-commerce): negócios realizados eletronicamente envolvendo a entrega de mercadorias ou serviços.

      Comparador de Preço: portais especializados em catalogar produtos de lojas virtuais de forma a oferecer ao internauta a comparação entre itens, por preço, popularidade ou avaliação. Os produtos podem ser inseridos no portal via código XML (ver XML) ou manualmente pelo lojista. Para participar do portal, normalmente o lojista paga um valor pelo clique em seu produto, semelhante ao modelo de link patrocinado.

      Compra Coletiva: compra coletiva é uma modalidade de e-commerce que tem como objetivo vender produtos e serviços para um número mínimo pré-estabelecido de consumidores por oferta. Os compradores geralmente usufruem da mercadoria após um determinado número de interessados aderirem à oferta, para compensar os descontos oferecidos que podem chegar a 90% de seu preço habitual. Por padrão deste mercado, os consumidores dispõem de um tempo limite para adquirir a oferta, que varia entre 24 horas e 48 horas após seu lançamento. Caso o número mínimo de pedidos não seja atingido dentro deste intervalo, a oferta é cancelada.

      Conversão: usado em referência a transações online efetuadas. O produto que converte mais é o mais vendido. Também pode ser utilizado para definir a interação do usuário. Caso o objetivo seja cliques ou o preenchimento de formulários, por exemplo, pode ser considerada uma conversão.

      Cookie: pequeno arquivo que fica armazenado no computador do usuário e guarda todas as informações importantes sobre sua navegação. O cookie permite que um site tenha um histórico da navegação do usuário e, assim, personalize o conteúdo do site de acordo com o perfil de cada Internauta.

      Copyleft: forma de usar a legislação de proteção dos direitos autorais com o objetivo de retirar barreiras à utilização, difusão e modificação de uma obra criativa devido à aplicação clássica das normas de propriedade intelectual, exigindo que as mesmas liberdades sejam preservadas em versões modificadas. O copyleft difere assim do domínio público, que não apresenta tais exigências. “Copyleft” é um trocadilho com o termo “copyright” que, traduzido literalmente, significa “direitos de cópia”.

      Copyright: Direito autoral, direitos autorais ou direitos de autor são as denominações utilizadas em referência ao rol de direitos aos autores de suas obras intelectuais que pode ser literárias, artísticas ou científicas. Neste rol encontram-se dispostos direitos de diferentes naturezas.

      Copywriting: Técnica de produzir textos persuavisos, com o intuito de envolver o leitor e despertar nele o interesse em adquirir um produto ou um serviço, aumentando assim a sua conversão em vendas.

      Um copywriter, nome dado à pessoa responsável por escrever uma copy de vendas, pode criar desde pequenas frases para se publicar em Twitter, Facebook ou chamadas para comerciais, como longos textos, utilizados em cartas de venda muito bem escritas.

      O fato é que ninguém começa a escrever “textos que vendem” da noite para o dia. É necessário ter prática e habilidade para usar as palavras certas. Definição da Agência Mestre.

      Coverage ou Cobertura no Universo Ativo: é o percentual de usuários únicos que um site atinge em determinado objetivo levando em conta o universo ativo de internautas.

      CPA – Custo por Ação (Cost per Action): custo de uma campanha baseado no custo total líquido da ação.

      CPC – Custo por Clique (Cost per Click): custo de uma campanha baseado no número de cliques em uma peça publicitária. Este modelo é a forma de cobrança utilizado pelos links patrocinados. Ver Link Patrocinado.

      CPD – Custo por Dia (Cost per Day): custo de uma campanha baseado na exposição por uma diária.

      CPE – Custo por Envio: métrica utilizada para campanhas de e-mail marketing onde é cobrado por cada e-mail disparado pelo software de envio

      CPM – Custo por Mil (Cost per Thousand): forma de cálculo para pagamento de anúncios. Um determinado valor é cobrado a cada mil vezes que um anúncio é impresso na tela do computador.

      CPV – Custo por Venda (Cost per Sale): custo de uma campanha baseado nas vendas por ela geradas.

      CPV – Custo por Visitantes: o valor de um anúncio é dividido pela quantidade de visitantes de um site.

      Mais sobre as principais formas de comissionamento online.

      Crescimento nominal: evolução do faturamento sem descontar a inflação e diferença do aumento de vendas.

      Criptografia: técnica para converter um arquivo ou mensagem utilizando uma codificação secreta, mantendo, assim, os dados do usuários em segurança. É necessário que os dois usuários tenham o mesmo software para que o arquivo seja decodificado e compreendido.

      CRM (Customer Relationship Management): é um termo usado para o gerenciamento do relacionamento com o cliente ou ainda um sistema integrado de gestão com foco no cliente, que reúne vários processos e tarefas de uma forma organizada e integrada. Como conceito, CRM é uma estratégia de negócio voltada ao entendimento e antecipação das necessidades e potenciais de uma empresa. (Fonte: Gartner Group)

      Cross border: operação de um pedido do e-commerce efetuado para entrega em outro país.

      Cross-docking: Prática logística onde a loja virtual vende o produto mas não possui em estoque. Um sistema de back office consulta o estoque de um parceiro e consolida o pedido após a confirmação de pagamento. O parceiro fatura e despacha o produto para a loja que vendeu online que por sua vez envia ao consumidor. Veja um exemplo com a Netshoes e a Americanas.com.

      Cross-selling: Técnica de venda cruzada que consiste em oferecer um produto complementar ao que está sendo comprado. Dessa maneira, o lojista pode auxiliar o cliente a suprir mais uma necessidade e também aumentar com essa prática, sua receita com vendas.

      Curtir (Like): botão criado pela rede social Facebook que é utilizado pelos internautas para recomendar algo de que gostam com apenas um clique. Em 2010, estas recomendações passaram a ser exibidas fora da rede social o que causou um grande aumento de audiência em sites e lojas virtuais que disponibilizavam este recurso.

      CVV / CVC 2: Siglas também conhecidas por código de segurança. Trata-se de um número composto por três dígitos impressos no verso do cartão, a seguir ao número do cartão,  a direita da faixa da assinatura.

      Design: Ferramenta da comunicação de marketing. Trabalho visual com formas, textos, traços e cores. 
      Dhtml (Dynamic HTML): não é uma linguagem, mas sim a união das tecnologias HTML, javascript e uma linguagem de apresentação, como folhas de estilo CSS aliada a um Modelo de Objeto de Documentos, para permitir que uma página web seja modificada dinamicamente na própria máquina cliente, sem necessidade de novos acessos ao servidor web. Este recurso é muito utilizado para formatos publicitários em sites e lojas virtuais. São similares aos pop-ups, com a vantagem de não serem bloqueados pelos sistemas anti pop-up dos navegadores e podem ser animados.

      Dot.net: é uma plataforma (neste caso, um conjunto de programas) que tem o objetivo de facilitar a vida do programador. Ao programar em qualquer linguagem que a plataforma tem suporte (são mais de 20, que vão de C++ e Asp a Python, Ruby, Java) a plataforma faz com que o código escrito seja rapidamente traduzido em qualquer uma das outras linguagens suportadas. A princípio, o programador poderia fazer programas em Java utilizando C++, por exemplo. Esta plataforma é muito utilizada para o desenvolvimento de lojas virtuais principalmente pela segurança das informações e capacidade de suportar muito internautas simutâneos sem ocasionar um queda significativa no desempenho de servidores.

      Download: transferência de um arquivo. Fazer um download significa copiar um determinado programa para o seu computador, sempre utilizando a internet como fonte.

      Duração da Visita: tempo de permanência do usuário em determinado site.

      E.B.I.T.D.A. (Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization): é o ganho líquido de uma empresa antes da contabilização dos juros (interest), impostos (taxes), depreciação (depreciation) e pagamento de dívidas (amortization). É um dos muito parâmetros utilizados para se avaliar a lucratividade e valor de uma empresa.
      E.R.P (Enterprise Resource Planning): são sistemas de informação que integram todos os dados e processos de uma organização em um único sistema. A integração pode ser vista sob a perspectiva funcional (sistemas de finanças, contabilidade, recursos humanos, fabricação, marketing, vendas, compras, etc) e sob a perspectiva sistêmica (sistema de processamento de transações, sistemas de informações gerenciais, sistemas de apoio à decisão, etc).

      E-bit : é uma empresa fundada em 1999, pioneira na realização de pesquisas sobre hábitos e tendências de e-commerce no Brasil. Desde o início, conta com o apoio de parceiros conveniados que asseguram credibilidade e qualidade nos serviços prestados. Ao mesmo tempo em que busca oferecer aos consumidores uma opção rápida, segura e divertida para fazer suas compras, também disponibiliza meios para auxiliar as empresas a atrair, manter e rentabilizar seus clientes, alavancando a utilização da internet como um poderoso canal de relacionamento. Veja os textos sobre a E-bit.

      E-book: é um livro em formato digital que pode ser lido em equipamentos eletrônicos tais como computadores, PDAs ou até mesmo celulares que suportem esse recurso. Os formatos mais comuns de e-books são o PDF e HTML. O primeiro necessita do conhecido leitor de arquivos Acrobat Reader ou outro programa compatível, enquanto que o segundo formato precisa de um navegador de internet para ser aberto. Vai te interessar: 15 materiais gratuitos para educar o Profissional de E-commerce.

      E-behavior: ferramentas de e-behavior detectam padrões de comportamento dos internautas e sugerem conteúdo de acordo com seus interesses.

      E-business: qualquer empreendimento baseado na web ou as transações de negócio feitas entre empresas pela internet. Normalmente é utilizado em seu lugar o termo e-commerce, embora não tenha a mesma abrangência.

      E-consumidor: consumidores que efetuam compras em lojas virtuais.

      EDI (Electronic Data Interchange): troca de dados entre empresas através de padrões estabelecidos

      E-procurement: a palavra “procurement” significa de adquirir, comprar.  Acrescentando-se o tradicional “e” tem-se o processo de compra realizado de forma eletrônica. É uma aplicação ou um site que tem por objetivo a aquisição de mercadorias, geralmente suprimentos.

      E-SEDEX: é um serviço expresso para o envio de mercadorias, adquiridas por meio do comércio eletrônico com tratamento prioritário e entrega em domicílio. A diferença básica entre o E-Sedex e o SEDEX é o valor do frete. O E-SEDEX possui um custo menor, comparado com o Sedex, mas atenção: ele não está disponível em todas as cidades. O SEDEX tradicional cobre todo o território brasileiro.

      Escopo: é o documento que fica definido o foco do projeto, tudo que ele engloba, quais são as necessidades que deve atender e como serão atendidas, prazos e o que deve ser entregue.

      Espaço: unidade de medida da mídia reservada pelos veículos, para inserção de mensagens publicitárias.

      E-user (Electronic User): qualquer pessoa ou empresa que interaja diretamente com serviços online, especialmente e-business ou e-commerce, tais como clientes, funcionários, colaboradores, parceiros, fornecedores e canais de venda.

      Extranet: é uma rede de computadores interligados exclusivamente, montada, normalmente, para comunicação e desenvolvimento de negócios entre uma empresa, seus clientes e fornecedores.

      FAQs (Frequently Asked Questions): são as dúvidas mais frequentes dos visitantes de um site com a apresentação de suas respectivas respostas. É uma forma de facilitar o trabalho dos callcenters e suportes.Feeds/RSS: Web Feed (do inglês “alimentar”) é um formato de dados usado em formas de comunicação com conteúdo atualizado frequentemente, como sites de notícias ou blogs. Distribuidores de informação, blogueiros ou canais de notícias disponibilizam um feed ao qual usuários podem se inscrever, no formato de um link. Outros formatos de dado possíveis de serem comunicados por feeds são arquivos de áudio, podcasts e vídeos. Siga o blog Profissional de E-commerce por feed: http://www.profissionaldeecommerce.com.br/feed 
      Flash: linguagem de programação que torna possível a animação de textos e figuras na internet de forma interativa.

      Floating Ad: peça publicitária de rich media, normalmente criada em DHTML, que “flutua” em uma página do site, fica por cima do conteúdo. Geralmente aferida através do número de vezes que foi entregue, ou seja, pela visibilidade e pelo impacto por usuário.

      Follower: um seguidor, interessados em um tipo de conteúdo ou personalidade têm a oportunidade de acompanhar todas as atualizações de um perfil público (no Twitter ou Facebook, por exemplo).

      Frame: moldura ou subdivisão da tela de um site.

      Freeware: são programas gratuitos que, normalmente, podem ser conseguidos diretamente na internet, via download.

      Frequência ou Frequency: número de vezes que um único usuário acessa uma página durante um período de tempo ou número de vezes que uma peça publicitária é exposta em um site por determinado período de tempo.

      Front-office: no caso de uma loja virtual, é a interface em que o internauta interage na internet para efetuar uma compra.

      FTP (File Transfer Protocol): é uma maneira mais rápida de transferir dados entre computadores interligados à internet. Um sistema FTP é utilizado, por exemplo, por um web master para transferir arquivos do cliente para o servidor.

      Funil de Vendas, funil de conversão ou funil de metas: no caso das lojas virtuais, é o método utilizado em sistemas de medição como o Google Analytics, para que o gerente de e-commerce consiga enxergar a fuga dos visitantes em cada processo do fluxo de compra (ex. home, página de categoria, página de produto, carrinho de compra, página de cadastro, página de pagamento, página de conclusão). Veja mais sobre sobre um funil de metas. Leia também: Funil de vendas: Como escolher o tipo de conteúdo correto para seus objetivos

      Fusão (Merger): operação pela qual se unem duas ou mais sociedades para formar uma nova sociedade, que lhes sucederá em todos os direitos e obrigações.

      Gateway de Pagamento: sistema independente de comércio eletrônico que permite a contratação e a integração de diversos meios de pagamento em qualquer tipo de loja online.Gerente de E-commerce: profissional responsável pela gestão de uma loja virtual.Temos cursos presenciais focados exatamente para este tipo de profissional. 
      Gestão de Risco de Fraude: conjunto de técnicas que pode ou não envolver a utilização de softwares de análise e são utilizadas para decidir se o pedido de uma loja virtual foi feito por uma pessoa idônea ou se é de origem fraudulenta.

      GIF (Graphic Interchange Format): é um formato gráfico com grande capacidade de compressão. A maioria das imagens na internet é um GIF.

      Hashtag: palavras-chave antecedidas pelo símbolo “#”, que designam o assunto o qual está se discutindo em tempo real no Twitter. As hashtags viram hiperlinks dentro da rede e são indexáveis pelos mecanismos de busca. Sendo assim, usuários podem clicar nas hashtags ou buscá-las em mecanismos como o Google para ter acesso a todos que participaram da discussão. As hashtags mais usadas no Twitter ficam agrupadas no menu Trending Topics, que rankeia as mais citadas. #Hashtag

      Leia mais sobre o assunto: Como usar as hashtags para potencializar as redes sociais do seu e-commerce

      Heavy-user: consumidor pesado, em inglês. Em marketing, termo utilizado para designar os principais consumidores de um produto.

      Hits: métrica utilizada nas estatísticas de visitação de um site. Significa a quantidade de elementos (textos, imagens, etc.) que foi descarregada do provedor para o computador do visitante. Não é um bom indicador de mercadológico do site na medida em que esse número se altera conforme a quantidade de elementos de cada página. Um site cheio de penduricalhos tem um número de hits por visita muito maior.   Veja também Visitas.

      Homepage: é a primeira e mais importante página de um site. Com frequência, o termo é usado também para se referir ao site como um todo.

      Hospedagem: é o processo de armazenagem de páginas para a internet em um computador denominado servidor. Este equipamento está conectado ininterruptamente a uma rede mundial que liga os computadores.

      Host: computador conectado à internet onde um site é hospedado para poder ser acessado pelos usuários.

      Hotlink: prática de sites que utilizam arquivos de outros sites, geralmente imagens. O endereço da imagem de outro site é utilizado, elas são carregadas diretamente do servidor do terceiro, que foi vítima da cópia.

      Hotsite, Sitelet, Mini-site ou Microsite: funciona como um site comum, mas, normalmente, é menor, mais objetivo e fica no ar apenas em um determinado período.

      HTML (Hyper Text Mark-up Language): iniciais em inglês de linguagem de marcação de hipertexto, é a linguagem de formatação mais utilizada nos documentos publicados na internet, sendo capaz de dar formato a textos, imagens, sons e vídeos e, principalmente, de vincular diferentes tipos de arquivos, por meio de links.

      HTML 5 (Hypertext Markup Language 5): é a quinta versão da linguagem HTML. Esta nova versão traz consigo importantes mudanças quanto ao papel do HTML no mundo da web. Foram introduzidas novas funcionalidades, como semântica e acessibilidade, e novos recursos antes só possíveis por meio de outras tecnologias. Parte do sucesso desta linguagem se deve ao fato de ela funcionar em aparelhos como o iPhone, que não aceitam linguagem em flash.

      HTTPS (HyperText Transfer Protocol Secure): é uma implementação do protocolo HTTP sobre uma camada SSL ou do TLS. Essa camada adicional permite que os dados sejam transmitidos através de uma conexão criptografada e que se verifique a autenticidade do servidor e do cliente através de certificados digitais. A porta TCP usada por norma para o protocolo HTTPS é a 443. Em uma loja virtual, esse protocolo é utilizado quando se deseja evitar que a informação transmitida entre o cliente e o servidor, como dados pessoais e de cartão de crédito, seja visualizada por terceiros.

      Impressões (Impressions): número de vezes que um anúncio online foi exibido aos internautas. Um usuário pode ver cada anúncio muitas vezes. A estimativa do número de impressões é cumulativa.

      Inbound Marketing ou Marketing de Conteúdo: As estratégias de Inbound Marketing visam atrair, como um ímã, tráfego qualificado ao seu site. O conceito vai girar em torno de três “forças”: Conteúdo, SEO e Mídias Sociais. Leia mais sobre Inbound Marketing.

      Incubadora: o termo, emprestado dos aparelhos que mantém bebês prematuros nos hospitais, não poderia ser mais adequado. Uma incubadora de negócios tem a função de prover toda a estrutura necessária para que a startup funcione, como espaço físico, consultoria estratégia, infra-estrutura tecnológica e até mesmo capital. O termo chegou ao Brasil através das incubadoras instaladas nas grandes universidades, que apoiavam os projetos desenvolvidos pelos alunos. Desde 2000, começaram a proliferar por aqui as incubadoras privadas, bastante voltadas para o mundo pontocom. Elas trocam o capital e o apoio de estrutura por uma participação acionária na startup. Hoje, existem aproximadamente, 135 incubadoras em atividade no Brasil.

      Indexação: indexação é a operação que consiste em descrever e caracterizar um documento com o auxilio de representações dos conceitos contidos nesses documentos, isto é, em transcrever para linguagem documental os conceitos depois de terem sido extraídos dos documentos por meio de uma análise dos mesmos. A indexação permite uma pesquisa eficaz das informações contidas no acervo documental. A indexação conduz ao registro dos conceitos contidos num documento de uma forma organizada e facilmente acessível, mediante a constituição de instrumentos de pesquisa documental como índices e catálogos alfabéticos de matérias. A informação contida num documento é representada por um conjunto de conceitos ou combinações de conceitos

      Índice de Qualidade: Uma medida objetiva da relevância da palavra-chave em relação ao texto do anúncio e à pesquisa do usuário. Ela define a posição do resultado de busca.

      Índice Fipe Buscapé: Apuração sistematizada dos preços do comércio eletrônico brasileiro.



      Inserção: ato físico da veiculação da publicidade.

      Interatividade: relativo aos meios de comunicação que permitem ao usuário intervir e controlar o curso das atividades. A internet pode ser considerada o melhor exemplo, pois permite ao internauta alterar padrões visuais, participar de atividades com outros internautas, etc.

      Interface: ambiente visual e de navegação de um usuário de internet.

      Intermediador de Pagamento: são um tipo de sistema de pagamentos em que o estabelecimento não precisa afiliar-se junto às operadoras e bancos. Quando uma loja virtual utiliza um intermediário, a transação é feita no banco ou operadora em nome do intermediário, que recebe o pagamento e é responsável pela aprovação da venda e pela transferência do valor à loja virtual conforme suas regras. São sistemas bastante rápidos de implantar e voltados principalmente para pessoas físicas e pequenas operações de e-commerce.

      Internauta: pessoa que navega (visita vários sites) na internet.

      Internet: teve início em meados de 1969, com o Departamento de Defesa do EUA. É a interligação de computadores das mais variadas regiões em uma mesma rede, possibilitando a comunicação em tempo real. Os computadores podem ser ligados por linha telefônica, rádio, satélite, fibra ótica, etc.

      Intranet: o conceito é o mesmo da internet, mas o acesso não é aberto, ou seja, apenas pessoas autorizadas podem acessar uma intranet. Normalmente, é usada por empresas ou instituições para comunicação entre os funcionários.

      IP (Internet Protocol): protocolo que define o formato e a sequência de troca de mensagens entre computadores na internet. Habitualmente, este termo também é usado para se referir a endereço de IP, uma identificação numérica que identifica e indica o local de determinado equipamento.

      IPO (Initial Public Offering): oferta inicial de ações nas bolsas de valores, ou seja, a abertura de capital da empresa. Há algum tempo atrás, era considerada a mina de ouro de muitas startups, uma vez que o preço inicial das ações era multiplicado por dezenas, centenas e até milhares de vezes em um curtíssimo período de tempo. Essa espécie de “exuberância irracional”, como dizia Alan Greenspan, já não existe mais.

      Java ou Java Script: um das linguagens de programação usadas na Internet para criação de desenhos, textos e pinturas animadas interativas. JavaScript tem se transformado na linguagem de programação mais popular da web. Inicialmente, no entanto, muitos profissionais denegriram a linguagem, pois a mesma tinha como alvo principal o público alvo leigo. Com o advento do Ajax, o Java Script teve sua popularidade de volta e recebeu mais atenção profissional e é muito usada em lojas virtuais. 
      JPEG (Joint Photografic Expert Groups): é um formato de arquivo de imagem utilizado com frequência na internet.

      Juice Link: é uma gíria utilizada em técnicas de SEO que se refere quão poderosa um certo link (dentro de um site ou de um site para outro ) é ou poderia ser.A ideia é que um link de um site bem conhecido que tem a confiança de os Portais de Busca vai passar mais “Juice”(“suco”) do que outro site pouco acessado.

      Kbps: abreviação para quilo bits por segundo, unidade de velocidade de transmissão de dados.
      Keyword: palavras-chave colocadas na programação de uma página, para que os spiders dos portais de busca indexem o assunto e facilitem a exibição da página quando o termo for buscado por um internauta. Ver Spiders.

      KPI: Também conhecidos como “Indicadores-chave de desempenho”, os KPIs são as métricas que fornecem visibilidade sobre o desempenho de determinado negócio e seu impacto na organização. Cada tipo de negócio tem os KPIs mais relevantes.

      Latência: tempo que uma unidade de informação leva para percorrer um dado meio de comunicação. Na prática, tempo que uma peça publicitária leva para aparecer em uma página, após ser solicitada ao servidor. 
      Lead: A lead pode ser caracterizada de algumas formas. É na verdade a interação de um usuário/visitante, uma lead pode significar um preenchimento de cadastro, formulário, resposta de enquete ou um simples preenchimento de e-mail.

      Like: Botão criado pelo Facebook e implementado em algumas outras redes sociais que indica que um amigo ou seguidor gosta ou indica o conteúdo publicado, uma foto, frase, vídeo ou texto.

      Link Building: É uma técnica de SEO que consiste em reunir o máximo de links que apontem para seu site. Este links podem surgir de forma espontânea (sites e blogs que gostaram do seu conteúdo e publicaram) e de forma artificial, conseguidos quando o dono de um site solicita a outro para que publique o link. Quanto maior o número de links apontando para um site (principalmente os de grande audiência), maior a probabilidade de aparecer nas primeiras posições dos resultados de busca de Portais como o Google.

      Links Dofollow: São tags utilizadas no código html, que informam aos “robôs” do Google que um determinado site “endossa” aquele um link externo e isso aumenta a importância daquele link para o Google. Ex. de utilização:” Xpto

      Link patrocinado (Sponsored Link): é um formato de anúncio publicitário veiculado na internet. Ele tem formato de texto, com um título, descrição do produto ou serviço oferecido e a URL do site. Ao ser clicado, leva o usuário para o site do anunciante. O anunciante paga apenas quando um usuário clica no anúncio. Esse valor é chamado de Custo por Clique (CPC). Ver CPC. O CPC depende de uma série de fatores. Os principais são a quantidade de vezes que as palavras-chaves escolhidas pelo anunciante são utilizadas nas buscas do Google ou do Yahoo. Na busca orgânica, eles aparecem na página de resultados do lado direito com uma cor de fundo diferente da página. Algumas vezes aparecem no topo de resultado, mas com cor de fundo diferente também. Já nos sites que vendem publicidade, eles vêm com um texto informando que é publicidade, como “Anúncios Google”. Por seu ótimo custo benefício e eficiência de conversão em visitas, são amplamente utilizados pelos gerentes de e-commerce como estratégia de marketing. Veja: Como montar uma campanha de Links Patrocinados eficiente.

      Link: é uma abreviação de hiperlink. São palavras, expressões ou imagens que servem como ligação direta para outra página (no mesmo ou em outro site) ou outra parte da mesma página.

      Link Building: É o processo de estruturação do total de links externos para um determinado site. Nome dado à prática de reunir o máximo de links para seu site. Ele pode ser natural (ou seja, links de outros sites e webmasters que gostaram do seu conteúdo) e artificial (conseguidos pela troca de links ou cadastro em diretórios e social bookmarkings).

      Light-user: Consumidor leve, em inglês. O consumidor moderado ou pequeno de um produto. (Ver Heavy-user)

      Login: identificação de um usuário na rede, solicitada por alguns site para serviços exclusivos ou personalizados. O login é formado pela senha do usuário e uma identificação.

      Logotipo: palavra ou letra com desenho característico, pela forma tipográfica ou decorativa, de marca industrial ou comercial, que identifica um produto ou empresa.

      Logout: ação realizada para sair de uma página na qual o usuário tenha digitado seu login (conjunto de senha e identificação). Basicamente, o logout é uma “quebra” dessa identificação, o que evita que outros usuários possam utilizar um serviço exclusivo.

      Loja Parceira: também chamada de “loja amiga” (friend store), são variações de uma mesma loja que pode ter “customizações” específicas para um determinado segmento ou público. Por exemplo, uma mesma empresa de cosmético pode ter uma loja para o consumidor final, e uma variação para profissionais de salão de beleza. Apesar de usarem os mesmos banco de dados, a loja dos profissionais pode ter preço diferenciado, mostrar produtos e categorias que outra não mostra, e possuir acesso restrito com login e senha.

      Loja Virtual: A vitrine online do lojista, com uma plataforma (sistema) por trás, expõe produtos ou serviços, e permite que as transações ocorram pela internet.

      Lojista Virtual: também chamado de gerente de e-commerce, é o responsável pela gestão de uma loja virtual.

      Market Share: fatia de mercado, parcela de mercado ou participação em um mercado. Porcentagem que uma empresa tem de representação em determinado mercado. Ex: “A Brota-Cola movimenta 20% do mercado de refrigerantes do interior”. 
      Mailing List: lista de distribuição de endereços eletrônicos (endereços de e-mails). Podem ou não apresentar segmentação, e são muito utilizadas por lojistas para se fazer envio de campanhas de e-mail marketing qualificadas.

      M-commerce: também chamado de mobile commerce, é o comércio eletrônico realizado através de um celular. Mais conteúdo sobre mobile.

      Media: termo em inglês para mídia, significa meios ou veículos de comunicação.

      Meio de Comunicação: conjunto de veículos, canais, mídias. Exemplos: televisão, rádio, jornal, revista, outdoor, etc.

      Meta-tag: são linhas de código HTML ou “etiquetas” que, entre outras coisas, descrevem o conteúdo do seu site para facilitar a indexação dos spiders dos portais de busca. Neste código são inseridas as palavras-chave (keywords), que ajudarão o internauta  a encontrar sua loja, por exemplo. Por meio delas, você pode também “assinar” seu site, declarando sua autoria sobre o código fonte.

      Microsite: ver Hot Site.

      Mídia Offline: são todas as mídias que não estão ligadas à internet, como a TV ou o jornal impresso.

      Mídia Online: meio de comunicação no qual as ações publicitárias podem ser feitas em tempo real.

      Mídia Social: é o uso do meio eletrônico para promover a interação entre pessoas. Os sistemas de relacionamentos digitais combinam textos, imagens, sons e vídeo para criar uma interação social de compartilhamento de experiências.

      Mídia: são os meios ou veículos de comunicação.

      Mineração de dados (Data Mining): é a busca de dados, em qualquer meio interno ou externo à empresa, que possam ajudar na correta compreensão do meio competitivo e na tomada de decisões. A web é um excelente meio de se conseguir informações úteis.

      Mobile Marketing: é o marketing direto que utiliza dispositivos móveis, como telefones celulares, smartphones e palmtops para atingir seu público alvo. Através das campanhas é possível enviar mensagens de texto com promoções ou serviços, veiculação de fotografias de produtos e vinhetas corporativas. Os formatos mais comuns são: SMS (Short Message Service), que consiste no envio de mensagens de texto de um celular a outro, e MMS, que é a extensão lógica do SMS que permite o envio de mensagens com sons, imagens e vídeos com a mesma simplicidade de operação.

      Mouse Over ou Roll Over: termo utilizado para descrever uma determinada animação. Imagens ou sinais acendem ou surgem quando o mouse é passado sobre eles.

      MP3: formato de compressão de arquivos de som para transmissão via internet.

      MPEG: formato de compressão de arquivos de som e imagem para transmissão via internet.

      Multimídia: Recurso que une textos, imagens, áudio e vídeo.

      Network: relacionada à internet, a palavra significa rede de computadores interligados.

      Newsletter ou E-letter: notícias enviadas por e-mail. Normalmente, os lojistas enviam boletins periódicos utilizado para divulgar promoções a sua base de clientes.

      NPS: Net Promoter Score – indicador que mensura a satisfação e a fidelização dos clientes.

      Offline: desconectado, não está ligado à internet.

      Omnichanel:  É a evolução do varejo multi-canal, focada numa múltipla e perfeita experiência do consumidor por meio de todos os canais de compras disponíveis para ele. Seu negócio está preparado para o Omnichannel?

      One-to-one: interações que abordam o consumidor individualmente. O Marketing One-to-one é um conceito geralmente utilizado para a internet.

      Online: conectado à internet o que permite comunicação e transmissão de dados em tempo real.

      Operadora de Cabo: empresa responsável pela recepção, processamento e retransmissão dos sinais das TVs por assinatura.

      Opt-in: forma autorizada, e adequada, de se adquirir endereços de e-mail.  Nela, o proprietário do e-mail fornece o seu endereço, consentindo em receber comunicações referentes a assuntos de seu interesse, diferentemente do que ocorre no chamado spam.

      Opt-out: link disponibilizado em e-mails publicitários que permitem a quem recebeu o descadastramento automático da base da lista em que foi feita a campanha. Normalmente, está localizado no rodapé do e-mail com os dizeres ‘Remover’ ou ‘Descadastrar’. Esse link é fundamental para que uma campanha de e-mail marketing não seja confundida com um spam. Ver spam.

      Otimizar: melhorar o desempenho de alguma ferramenta ou site.

      Overdelivering: é um recurso utilizado para entregar mais do que o cliente espera, agregando mais valor percebido pelo consumidor no momento que ele compra e/ou recebe uma oferta. O segredo de um bom overdelivering é prometer menos do que se pode fazer, de modo a gerar menos expectativa e mais satisfação para o comprador. Leia mais sobre overdelivering.

      PAC: consiste na modalidade mais utilizada no comércio eletrônico depois do SEDEX e E-SEDEX, devido ao seu baixo custo de envio. Foi desenvolvido pelos Correios especialmente para clientes do segmento de encomendas não-expressas. É a solução ideal para quem não tem urgência em suas remessas, mas exige economia e garantia de prazo. 
      Page ou Página Eletrônica: são as páginas que formam um site. Cada uma é um documento em formato html com textos, fotos, figuras, etc.

      Page Views: uma das principais métricas utilizadas na medição de audiência de um site ou loja virtual,corresponde ao número total de vezes que uma página é visualizada pelos internautas. Ex: 100 mil page views  significa que a página foi aberta 100 mil vezes.  Para ser contabilizada, a página precisa ser aberta totalmente.

      PageRank: é uma técnica desenvolvida pelo Google com o objetivo de melhorar os resultados de busca, pois utiliza a inteligência coletiva para indicar os sites mais populares para um determinado termo. Tecnicamente, é uma família de algoritmos de análise de rede que dá pesos numéricos a cada elemento de uma coleção de documentos hiperligados, como as páginas da internet, com o propósito de medir a sua importância nesse grupo por meio de um motor de busca. O algoritmo pode ser aplicado a qualquer coleção de objetos com ligações recíprocas e referências. O peso numérico dado a cada elemento é chamado PageRank.

      Painel de Administração ou Admin: no segmento de comércio eletrônico, é parte do sistema de uma loja virtual com acesso restrito, em que o gerente de e-commerce tem acesso a toda administração da loja. Nesse painel, o lojista pode, dentre outras coisas, cuidar da gestão dos pedidos, inserir, excluir ou editar produtos, verificar pagamentos, monitorar dados de audiência, etc.

      PCI-DSS (Payment Card Industry – Data Security Standard): trata-se de um padrão que todas as organizações, incluindo comerciantes online, têm de seguir quando armazenam, processam e transmitem dados dos cartões de crédito de seus clientes.

      PDF (Portable Document Format): formato de arquivo muito utilizado na Internet, principalmente por não permitir fáceis alterações. Para um arquivo .pdf ser visualizado, é necessário o programa Acrobat Reader.   Utilizado com frequência nos e-books.

      Pedido Fraudulento: são pedidos feitos por pessoas mal-intencionadas, cujo objetivo é lesar o lojista, uma vez que esses pedidos não serão pagos. Normalmente, são realizados com dados falsos e cartões roubados ou clonados. Em caso de envio de mercadoria para um comprador fraudulento o lojista é responsável pelo prejuízo e a operadora se isenta de restituir o valor que foi debitado no cartão. Achar que, se o cartão passou pela operadora, a compra é idônea leva os lojistas a grandes prejuízos. Ver Gestão de Risco de Fraude.

      Penetração: termo utilizado para definir a percentagem de pessoas de uma determinada região que são atingidas por um meio de comunicação ou que consomem um determinado produto. Exemplo: afirmar que a internet tem um penetração de 10% no Brasil significa dizer que 10% dos brasileiros tem acesso à rede (os números são apenas para exemplo e não correspondem à penetração real).

      Penguin: algoritmo do Google lançado em abril de 2012 para combater más práticas de SEO (black hat/ webspam) nos resultados de busca .O algoritmo penaliza sites que utilizem quaisquer práticas que violam as diretrizes do Google.

      Periodicidade: regularidade, intervalo de tempo com que é editada uma publicação, como por exemplo uma newsletter

      Pesquisa de Mercado (Market Research): obtenção e uso de dados demográficos obtidos através de contatos via web. O que uma Análise de Mercado pode fazer pelo seu negócio?

      Pitch: muito utilizado por startups, pitch é um discurso resumido que define uma ideia ou um negócio. Muitos relacionam a duração de um picth com o tempo que você tem em um elevador para convencer o investidor que a sua ideia é boa até ele chegar em seu andar.

      Pixel: sistema de medida utilizado na internet. Um pixel equivale a 0,010 mm. É o menor ponto de uma imagem dentro do monitor.
      Plano de Negócios (Business Plan): resumo descritivo de um empreendimento contendo descrição do negócio, metas, custos estimados, etc. É imprescindível para a obtenção de um financiamento, mas não serve somente para isso. Mesmo que você não esteja procurando um investidor, o plano de negócios é uma ótima ferramenta para planejar e acompanhar a evolução do seu negócio. Como tornar o Sonho do Empreendedorismo uma realidade.

      Plataforma de e-commerce: Em Comércio Eletrônico o sistema responsável pela loja virtual é conhecido como plataforma. A plataforma possibilita que os produtos sejam cadastrados, expostos e vendidos. Ela é a responsável tanto pela parte que o visitante vê, quanto pela parte administrativa do lojista.

      No varejo eletrônico chamamos de plataforma de e-commerce o sistema responsável pelo gerenciamento e visualização da loja na Web. É o sistema que nos possibilita criar a loja virtual e também gerenciá-la, incluindo produtos, gerenciando estoques, preços e estoques, além de outras funções que fazem parte do dia-a-dia de um comércio eletrônico. Como escolher a melhor plataforma para sua operação

      Plug-in: é um software utilizado para complementar as funções de outro software. Por exemplo: um software de edição de imagem pode receber um plug-in com um novo recurso que originalmente não existe nele.

      PMBoK ou Project Management Body of Knowledge. Conjunto de práticas em gestão de projetos publicado pelo Project Management Institute (PMI) e constitui a base do conhecimento em gerenciamento de projetos do PMI.

      PMI (Project Management Institute): Principal associação mundial de gerenciamento de projetos. Durante mais de 40 anos, a PMI vem dando a seus associados, oportunidade de compartilhar teorias, melhores práticas e experiências em gerenciamento de projetos. Os associados podem acessar as informações mais recentes do setor nas publicações e periódicos do PMI. A PMI promove seminários internacionais e oficinas de estudos sobre tópicos de ponta, aumentando assim a exposição profissional de seus associados através do networking e da participação voluntária em projetos.

      Pop-up: são mensagens publicitárias exibidas em janelas secundárias que se abrem sobrepondo a tela principal do browser. Muito utilizadas para promoção ou recados rápidos. É aferida pela entrega da visibilidade comprada, ou seja, por page views. Pode ser aferida por frequência, ou seja, o número de vezes que o usuário foi impactado pela peça. Perderam muito do seu alcance com a proliferação dos sistemas anti pop-ups ativados pelos internautas em seus navegadores. Estão sendo substituídos por banners feitos em DHTML . Ver DHTML.

      Portal: site que reúne grande quantidade de informação e serviços e acaba se tornando uma porta de entrada para a internet. Os portais possuem vários canais com conteúdo específico, como chats, shopping, notícias, busca, etc.

      Portal de Busca: é um sistema de software projetado para encontrar informações armazenadas em um sistema computacional a partir de palavras-chave indicadas pelo utilizador, o que reduz o tempo necessário para encontrar informações. Os mais famosos são os portais: Google (responsável por 95% das buscas no Brasil), Yahoo! e Bing (da Microsoft).

      Post: uma publicação. Em blogs e redes sociais todo tipo de atualização feita pelos usuários pode ser considerada um post.

      Protocolo: linguagem pela qual dois computadores interligados se comunicam. O protocolo, na informática, tem o mesmo significado do idioma para os humanos. Para duas máquinas se comunicarem elas devem possuir o mesmo protocolo de comunicação, assim como as pessoas precisam falar a mesma língua.

      Provedor: empresa que fornece acesso à Internet.

      Proxy: em português, significa procuração. Um servidor proxy recebe pedidos de computadores ligados à sua rede e, caso necessário, efetua os pedidos ao exterior dessa rede usando como identificação o seu próprio número IP, e não o IP do computador que requisitou o serviço.

      Publisher ou Publicador, definição bastante utilizada para definir Blogueiros. Indivíduo que gera conteúdo independente, seja em forma de texto, imagens ou vídeos. Esse conteúdo normalmente locado em um endereço virtual (domínio) próprio normalmente é focado em um tema específico e tem regularidade significativa.

      Reach (Active): é o número de usuários únicos que visitou um website e/ou utilizou um aplicativo de internet uma ou mais vezes, expresso como percentagem do total da população ativa de internet residencial de um determinado período ou análise. 
      Reach (Universe): é o número de usuários únicos que visitou um website e/ou utilizou um aplicativo de internet uma ou mais vezes, expresso como percentagem do total da população de internet residencial de um determinado período ou análise.

      Rede de afiliados: em comércio eletrônico, este termo é utilizado para denominar sites parceiros que são comissionados quando uma venda é originada de uma publicidade feita por meio do seu site. Este comissionamento é necessáriamente um percentual pré-estabelecido sobre a venda, que foi rastreada utilizando cookies ou códigos indentificadores de origem. Ver Cookies. Mais conteúdo sobre afiliados.

      Rede de Display do Google: antes conhecida como rede de conteúdo do Google, a Rede de Display do Google inclui um conjunto de websites que têm parceria com o Google (parceiros de exibição). Esses anúncios, que podem estar no formato de texto, gráfico, vídeo ou rich media, podem ser segmentados automaticamente com base em temas de sua lista de palavras-chave, manualmente (por correspondência com canais selecionados específicos) ou com base em públicos-alvo específicos que você deseja alcançar.

      Release: O release nada mais é do que um texto distribuído à imprensa em linguagem jornalística. Deve ser objetivo e sintético. Contém informações de interesse da empresa ou órgão que está sendo assessorado.

      Remarketing: funcionalidade do Google AdWords que  permite atingir usuários que visitaram seu website anteriormente à medida que eles navegam na web. Ao usar o remarketing, é possível marcar páginas da loja virtual que correspondem às categorias que deseja promover. Por exemplo, adicionar uma tag de “TV” em todas as páginas em que vende televisões e em seguida criar uma campanha do Google AdWords para exibir mensagens altamente relevantes (como anúncios que exibem uma oferta especial de TVs) para pessoas que visitaram essas páginas quando procuravam sites na Rede de Display do Google. Ver Google AdWords,  Rede de Display do Google.

      Responsive Design (Ou Design responsivo): o termo utilizado para sites que se adaptam automaticamente ao tamanho de telas de diferentes dispositivos, sem perder leitura ou features independente do dispositivo, seja ele um smartphone, um tablet ou um iMac. O que é responsive design?

      Review: uma análise crítica, trata-se de um estudo/avaliação geral de um determinado setor, projeto, produto, serviço, processo ou informação com relação a requisitos pré-estabelecidos.

      Rich Media Banner: banner que usa linguagens como Flash, Shockave e Java para combinar áudio, animação e fotografias e deixam o usuário clicar sem sair da página web original, permitindo que ele compre, registre informações e interaja na própria peça publicitária. Os banners rich media utilizam tecnologias diferentes dos banners comuns. Isso permite combinar vídeo, áudio, animação e fotografias, possibilitando uma interatividade muito maior com o visitante da página.

      Rich Snippet: Snippets, as pequenas linhas de texto que aparecem embaixo de todo resultado de pesquisa, foram desenvolvidos para dar aos usuários uma noção sobre o conteúdo da página e por que ela é relevante para a consulta.

      rich snippet

      Se o Google compreender o conteúdo de suas páginas, poderemos criar rich snippets: informações detalhadas para ajudar os usuários com consultas específicas. Por exemplo, o snippet de um restaurante pode mostrar a avaliação média e a faixa de preço, o snipppet de uma página de receita pode mostrar o tempo total de preparação, uma foto e a classificação da avaliação da receita, e o snippet de um álbum de música pode listar as músicas junto com um link para reproduzir cada uma. Esses rich snippets ajudam os usuários a identificar se o site é relevante para a pesquisa e podem resultar em mais cliques em sua página.

      Robôs (Robots): é o sistema de rastreamento dos portais de busca (também chamado de indexador). O rastreamento é o processo pelo qual o robô descobre páginas novas e atualizadas para serem incluídas no índice do portal de busca. No caso do Google, esse robô é chamado de Googlebot. O Googlebot usa um processo de algoritmos: programas de computador que determinam quais sites devem ser rastreados, com que frequência e quantas páginas devem ser buscadas em cada site.

      ROI (R.O.I. – Return on Investment): em português, é chamdo de  Retorno sobre o Investimento e corresponde ao  índice que mede a rentabilidade de um investimento em relação ao  volume de recursos investidos. Expressão muito usada por agências e anunciantes que indica a eficácia de uma campanha, ou seja, seu resultado líquido.

       Run of Site ou ROS: É a não determinação de um canal específico dentro do portal para a veiculação de determinada peça. Dessa forma, a peça entra de forma rotativa nos canais daquele portal que possuem o formato.

      SaaS: É um conceito de software oferecido em forma de serviço ou prestação de serviços. O software é executado em um servidor remoto. Não é necessário instalar o sistema no computador do cliente, basta acessá-lo pela internet.

      Score do Pedido: sistema de pontuação utilizado por softwares de análise de risco de fraude de pedido que indicam de maneira visual qual a probabilidade de um pedido ser fraudulento, baseado em algorítmos e estatísticas.

      Scraps: recados ou retorno, utilizado principalmente em comunidades ou blogs.

      Scroll: barra de rolagem, mecanismo que permite acessar o conteúdo sem precisar mudar de tela.

      Seção (Session): é a divisão de assuntos dentro de um caderno ou site.  Veja também Sessões.

      Segmento: parte de um mercado que pode ser desenvolvido por um produto ou serviço.

      SEM (Search Engine Marketing): é um conjunto de técnicas de Marketing na internet que tem por objetivo a promoção de um website nas páginas de resultado (SERPs) de um buscador (Google, Yahoo, MSN, etc.). O SEM é dividido em duas categorias: links patrocinados e SEO.

      SEO (Search Engine Optimization): é um conjunto de técnicas, métodos e/ou estudos que visam melhorar o posicionamento de suas páginas no mecanismo de busca. Quando um usuário digita no mecanismo de busca uma palavra-chave, o objetivo do SEO é fazer com que uma (ou várias) das páginas do seu website, apareça entre os primeiros resultados da busca orgânica. Serviço de Atendimento ao Consumidor: também conhecidos pela sigla SAC, são serviços prestados por empresas diretamente ao consumidor final, como locação de veículos, manutenção e reparos, empresas públicas, restaurantes, transporte, telefonia, dentre outros. Muito mais conteúdo sobre SEO.

      SERPs: esta é a abreviação do termo em inglês “Search Engine Results Pages” (Páginas de Resultados dos Portais de Busca).
      O objetivo final das técnicas de SEO é ter o seu site no alto das SERPs.

      Serviços Públicos e Sociais: são empresas prestadoras de serviços à comunidade, como associações de classe, entidades beneficentes, administrações municipais, estaduais, federais, partidos políticos, etc.

      Servidor Internet: equipamento (hardware) que hospeda as páginas de um site e distribui as informações solicitadas para os computadores ligados à rede.

      Sessões (Sessions): visitas realizadas a um determinado site. Se o visitante navegar pelo mesmo endereço de manhã e à tarde, as duas visitas são contadas, mas se a volta acontecer em menos de 20 minutos, apenas uma sessão é considerada.

      SET (Secure Electronic Transaction): protocolo celebrado pela VISA, American Express, MasterCard, IBM, Microsoft e Netscape que garante transações seguras com cartão de crédito na internet. Baseia-se na utilização de certificados digitais que geram um sistema de confiança durante toda a transação, validando o detentor do cartão e o comerciante. É garantida a confidencialidade e segurança nas mensagens transmitidas, pois toda a informação é cifrada através de uma chave pública que, depois de enviada, só pode ser descodificada utilizando uma chave privada.

      Share: partilhar ou compartilhar alguma forma de conteúdo na internet.

      Shareware: programa fornecido gratuitamente pela empresa que o produz por um determinado tempo para avaliação do usuário. Após o vencimento desse prazo, o software para de funcionar ou opera com restrições.

      Share of Mind: é o percentual de participação da marca ou empresa na mente do consumidor. A porcentagem de share of mind indica o quão eficaz a marca é em relação a um produto ou categoria, na lembrança do consumidor. Exemplo: “Se perguntássemos ao público-alvo as marcas de refrigerantes que vem a sua cabeça, dirão 60% para a Coca-Cola, 25% para Guaraná, 15% para Pepsi, etc. Tais dados remetem que Coca-cola está presente na mente do consumidor e muito ligada à categoria Refrigerante.”

      Showrooming: uma prática muito utilizada por grandes varejistas, showrooming é a exposição de produtos em stands ou lojas físicas, pela qual os clientes tem contato com o produto e suas especificações técnicas. Caso o cliente queira comprar o produto, normalmente a venda é feita online e ele receberá o produto em casa.

      Site: é o conjunto de páginas eletrônicas reunidas em um só endereço. Exemplo: www.commerce.com.br.

      Site responsivo: site adaptado para dispositivos móveis, com configurações e/ou layout desenhados para o formato mobile, adaptando-se ao tamanho da tela e otimizando a navegação. Mais sobre responsive design.

      SKU: Stock Keeping Unit (SKU), em português Unidade de Manutenção de Estoque, é o identificador único de um produto e é utilizado para manutenção de estoque. Em uma loja virtual é interessante que o SKU seja usado em todo o processo, no backoffice e no processo logístico.

      Social Commerce: comércio eletrônico associado às mídias sociais. O objetivo é usar a tecnologia para incentivar e facilitar uma prática muito comum entre os consumidores: a troca de informações sobre produtos, marcas e serviços entre amigos. Com o social commerce, as empresas têm a chance de ampliar seu relacionamento com os clientes e agregar credibilidade ao que oferecem.

      Spam: envio não autorizado de e-mails, geralmente em grandes quantidades. A prática é eticamente desaconselhável e pode gerar prejuízos à imagem da empresa/pessoa que enviou (o spammer).

      Spiders: o mesmo que Robôs (Robots). Ver Robô.

      SQL (Structured Query Language): é uma linguagem de interação com banco de dados.

      SSL (Secure Sockets Layer): é um protocolo para a transmissão privada de documentos pela internet através de um sistema criptográfico. É usado para o envio de dados sensíveis de um browser para um servidor web, tais como informações sobre cartões de crédito, senhas e operações financeiras em geral.

      Startup: é uma empresa iniciante, que está começando um novo negócio.

      Streaming: são dados e arquivos distribuídos dinamicamente. Não é necessário aguardar que um arquivo seja baixado pelo browser para ser exibido, pois isso acontece durante o download e, em alguns casos, conforme a navegação do usuário.

      Tag: é um comando inserido no texto de um arquivo que descreve a estrutura lógica do documento e determina como o arquivo será exibido no browser. Também podem ser feitas tags por seções ou como o todo dentro de um determinado site. 
      Tag Canonical: elemento da tag Link que visa diminuir a quantidade de URLs com conteúdo duplicado. Todas as páginas apresentam o mesmo conteúdo somente alterando uma única imagem, ou seja, a relevância da página principal http://www.dominio.com.br está sendo distribuída por várias páginas fazendo com o que o Google a considere menos relevante. O link com o atributo canonical deverá ficar dentro do header.

      Taguear: processo de inserção de tags na linguagem de programação de um site. Ao inserir as tags de otimização, você está tagueando.

      Tamanho de banner: contém duas medidas – o peso, medido em Kbytes, e a altura versus a largura, medida em pixels.

      Target: Público alvo.

      Targeting: verbete que diz respeito à segmentação, indo além da idade e sexo, como na mídia tradicional. Seu ponto forte é fornecer a segmentação por comportamento, isto é, estudar o que o usuário faz para entregar uma campanha focada em suas necessidades e desejos. É necessário que o veículo ou site tenha informações completas deste usuário para efetuar esta entrega. Os adservers fornecem esta opção para rastrear este usuário único. Ver descrição de Usuário Único.

      Taxa de Conversão de Vendas: este é um dos principais parâmetros para se medir a eficiência de vendas de uma loja. Consiste no percentual obtido pela divisão do número de visitas pelo número de pedidos efetuados e concretizados em uma loja. Normalmente, situa-se entre 1 a 5% em uma loja virtual.

      Taxa de Rejeição (Bounce Rate): é a taxa de visitantes que deixam o seu site sem visitar outras páginas (além daquela que ele entrou) dividida pelo número total de visitantes dessa página antes que ocorra o tempo da sessão. Este tempo não é padrão, ele depende do software “analytics” usado e será descrito a seguir. Em uma loja virtual este parâmetro é de grande importância para medir o interesse do internauta ao navegar em determinadas páginas de produto e avaliar e desta forma a qualidade do conteúdo oferecido.

      TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol): é um protocolo de comunicação entre computadores na internet.

      Teaser: em inglês “aquele que provoca” (provocante), é uma técnica usada em marketing para chamar a atenção para uma campanha publicitária, aumentando o interesse de um determinado público alvo a respeito de sua mensagem, por intermédio do uso de informações enigmáticas no início da campanha.

      Tempo Médio de Navegação: corresponde ao período em que os usuários únicos de determinado site navegaram durante o preíodo analisado. Por exemplo, no mês de junho os internautas do site x navegaram em média 45 minutos por seu conteúdo.

      Tempo por Pessoa: tempo médio que cada internauta fica conectado em um endereço.

      Time Spending ou Duração da visita: métrica que afere o período de tempo que o usuário fica navegando em um website.

      Ticket Médio (ou Tíquete-médio): é um indicador do desempenho de vendas. Corresponde ao valor obtido através da divisão do faturamento de um determinado período pelo número de pedidos recebidos na mesma época.

      Tráfego (Traffic): é a quantidade de pessoas que visitam determinado site.  A geração de tráfego é um dos principais objetivos mercadológicos de qualquer negócio online.

      Transmídia: o fenômeno do transporte da informação para as múltiplas plataformas de comunicação. É um movimento que acompanha a criação de novas tecnologias, como leitores de e-books e celulares com Televisão Digital.

      Tutorial: um passo a passo explicando como fazer algum processo. Descrito detalhadamente, de preferência com imagens.

      Tweet: é uma mensagem, postagem ou atualização enviada no Twitter com o limite de 140 caracteres.

      Unique Audience: número de visitantes que acessam um site pelo menos uma vez em um determinado período. Por exemplo, uma unique audience de 3 milhões significa que 3 milhões de pessoas visitaram um determinado site no mínimo uma vez. 
      Unique Audience Composition: é o perfil da audiência, o percentual de unique users que formam um público-alvo e visitaram um website ou utilizaram um aplicativo de internet.

      Unique Visitor: ver Visitante Único.

      URL (Uniform Resource Locator): localizador que permite identificar e acessar um serviço na web. Uma URL consiste geralmente em quatro partes: protocolo, servidor (ou domínio), caminho e nome do arquivo, embora às vezes não haja um caminho ou nome de arquivo. Na prática, é o endereço de um site na intenet.

      User: ver Usuário.

      User Session: pessoa com um único endereço IP que entra uma ou mais vezes no site, durante um certo período. Se o visitante passar pelo endereço de manhã e à tarde, por exemplo, serão computadas duas sessões. Mas se ele voltar ao mesmo site em menos de 30 minutos (ou intervalo similar), apenas uma sessão é contada.

      Usuário: aquele que utiliza os serviços de um site, normalmente registrado através de um login e uma senha.

      Valoração: valor monetário dado a uma inserção publicitária. 
      Valuation: o termo do jargão da economia define o momento em que os investidores e empreendedores sentam para definir quanto a startup vale. Com base nesse resultado, definem a quantos por cento da empresa corresponde o aporte de capital.

      Veiculação: o mesmo que inserção.

      Veículo: o emissor da mensagem publicitária. Pode ser uma emissora de rádio ou tv ou uma revista.

      Venture Capital (Capital de Risco): é o dinheiro dos investidores de capital de risco. Eles colocam dinheiro em startups com grande potencial de crescimento em troca de uma participação acionária. Os investidores podem ou não ter envolvimento direto na administração da empresa financiada.

      Video Stream: publicidade baseada em tecnologia de stream media (imagem e som), que possibilita interatividade e não demora para se fazer o download, ou seja, carrega rápido na página acessada.

      View: visualização. Pode ser relativa a exibição de uma página, um vídeo assistido ou uma imagem aberta.

      Visita: esta é uma outra maneira de comparar e medir o tráfego de um site. Uma visita constitui a atividade de um indivíduo específico num site na web. Geralmente conta-se como uma nova visita se o indivíduo em questão esteve afastado do site por um período igual ou superior a 30 minutos.

      Visitante único: usuário com um único endereço IP (número de identificação de cada computador), registrado sempre quando o mesmo acessa um endereço. Neste caso, as visitas são contadas apenas uma vez para cada IP address em um determinado período. Por exemplo, se você visitar 1, 5, 10 ou 1000 vezes o site da Playboy em um determinado dia, será contado sempre como um visitante único. Veja também sessões.

      Visitas: número de vezes em que o um site é visitado por usuários.

      Visitor ou Visitante: pessoa que vai para um site na web específico. Os sites costumam muitas vezes definir seu nível de tráfego em termos do número de visitantes num determinado período de tempo. É basicamente quem visita o site.

      Web Service: Com esta tecnologia é possível que novas aplicações possam interagir com aquelas que já existem e que sistemas desenvolvidos em plataformas diferentes sejam compatíveis. Os Web Services são componentes que permitem às aplicações trocar (enviar e receber) dados em formato XML. Cada aplicação pode ter a sua própria “linguagem”, que é traduzida para uma linguagem universal, o formato XML. Toda atualização nos sistemas passa a ser dinâmica e mais segura, pois elimina a necessidade de intervenção humana. Torna-se possível comunicar cadeias de processos de produção e logística de entrega, por exemplo.

      XML (Extensible Markup Language): linguagem e protocolo de comunicação entre sistemas que permitem troca de informações, dados e procedimentos mesmo entre sistemas completamente distintos que poderão decodificar a informação.


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